O primeiro teste do Caxias na pré-temporada foi de vitória contra o time sub-20 do Grêmio. Porém, o foco da fase de preparação grená até o triunfo por 3 a 0 sobre os juniores do Tricolor ainda estava concentrada na parte física. A partir de agora, as questões táticas e técnicas passam a prevalecer. Ainda assim, o técnico Rafael Lacerda aprovou o jogo-treino e a atuação de sua equipe.
— Amistoso bom, produtivo. Sabemos que nesses primeiros jogos a perna está pesada ainda devido a pré-temporada, que está muito intensa. Mas é importante para voltar a competir, é diferente de um treinamento coletivo, onde jogam entre eles. Todo mundo conseguiu jogar 45 minutos. Para os novos, para começarem a se adaptar ao Centenário —disse Lacerda.
Como o foco principal do começo do trabalho não esteve na tática, o time grená encontrou algumas dificuldades de mecânica de jogo, principalmente no início de cada tempo do jogo-treino. A partir da intensificação dos trabalhos táticos, Lacerda crê em evolução:
— Nessas três primeiras semanas, demos muita ênfase para a parte física, para dar essa base que os atletas aguentarem o ano que vamos ter pela frente com bastante jogos. Da parte tática, começamos uma organização defensiva, de como vamos marcar em um bloco médio e bloco baixo. Não treinamos nada de pressão alta. A partir de agora, começamos a dar uma introdução de parte tática ofensiva, de criar movimentos para eles e alternativas.
No próximo sábado (6), o grená enfrenta o Esportivo, no Centenário, em mais um jogo-treino. Diferente da primeira movimentação da pré-temporada, contra a equipe de Bento Gonçalves já será possível ter um esboço do que o treinador pensará para a sequência do ano.
— Nesse primeiro amistoso, mesclamos a equipe, não teve definição de equipe titular e reserva. Mas para o segundo, sim, a gente começa a ter uma estrutura de time. Acredito que não vá ser a equipe que vai estrear no Campeonato Gaúcho, mas já vai ser bem próximo do que tenho na minha mente — concluiu Lacerda.