O Juventude venceu o Próspera-SC por 1 a 0 em jogo-treino realizado nesta quinta-feira no CT alviverde. Cleberson, aos 16 minutos do segundo tempo, marcou o gol do Verdão. Foi o único teste antes da estreia no Campeonato Gaúcho, marcada para 1º de março, contra o Inter.
Sem contar com Capixaba e Roberto, preservados por problemas musculares, Marquinhos Santos montou a equipe titular com Marcelo Carné; Igor, Cleberson, Émerson e Eltinho; João Paulo, Bochecha e Renan Bressan; Marcos Vinicios, Matheuzinho e Grampola. Oito remanescente da campanha da Série B, dois reforços e um jogador promovido das categorias de base. Ao longo do segundo tempo, o goleiro William, o zagueiro Kelvin, o meio-campista Yago, o lateral Paulo Henrique, o zagueiro Vitor Mendes, o volante Kelvy, o lateral-esquerdo Dudu, o meia-atacante Nicolas e o centroavante Matheus Peixoto também entraram.
No esquema 4-3-3, o Juventude controlou a posse de bola durante toda a partida e criou as principais chances. Na primeira etapa, Grampola e Marcos Vinicios foram os jogadores mais participativos.
Na primeira amostragem, ficaram claros os movimentos táticos tradicionais dos times de Marquinhos Santos, com o volante recuando entre os zagueiros, os laterais fazendo a diagonal por dentro e pontas bem abertos. O gol do Juventude foi marcado por Cleberson, de cabeça, no segundo tempo, em jogada de Igor, que neste momento da partida estava atuando na lateral esquerda.
A etapa final também serviu para outras observações para o técnico do Verdão, como Matheuzinho jogando como meia centralizado e Vitor Mendes atuando pelo lado esquerdo de defesa.