O Caxias manteve grande parte do elenco para a temporada 2021. No entanto, um setor em especial sofreu muitas alterações. A defesa teve três contratações e a última apresentada pelo clube é o zagueiro Henrique, 24 anos, que estava no Avaí. Ele conhece o futebol gaúcho devido às passagens por Grêmio, Inter e Ypiranga. O jogador chegou durante a pré-temporada e está no período de adaptação ao clube.
— A avaliação foi a melhor de todas. Acho que me adaptei muito bem nos primeiros dias. Já conhecia alguns atletas que jogaram comigo, como Ivan e Diogo Oliveira. A primeira impressão é de que o elenco é qualificado — afirmou Henrique.
Além da adaptação ao Caxias, Henrique ainda busca a melhor forma física. O jogador tem apresentado evolução no condicionamento para ficar à disposição do técnico Rafael Lacerda nos próximos amistosos antes do Gauchão.
— Cheguei num nível um pouco abaixo do que eles já estavam. O grupo vinha na quarta semana de trabalho e eu vim da covid-19, que me prejudicou bastante por ficar um tempo parado, mas esses primeiros treinos foram bons pela parte física. Ganhei fisicamente e perdi um pouco de peso, que estava me atrapalhando. O Samir tem me ajudado bastante e logo vou estar no nível do restante do grupo — declarou o zagueiro.
O sistema defensivo do Caxias conta, atualmente, com Thiago Sales, Erik, Guilherme Mattis, Gustavo Martins e Henrique. Cinco opções de zagueiros para atuar. A dupla titular é formada por Thiago Sales e Guilherme Mattis. O novo contratado buscará conquistar um espaço entre os 11.
— É trabalho, cada um respeitando o companheiro. Vai depender do trabalho e da performance. Quanto a isso sou muito tranquilo. O principal é respeitar quem vai jogar e quem não. Isso vai natural durante o campeonato. O Caxias sempre tem uma defesa muito forte, tanto que o Laercio está no Santos — analisou.
O zagueiro Henrique é ambidestro, atua preferencialmente pelo lado esquerdo, mas pode jogar na direita também, e considera como suas principais características a imposição na bola aérea e as cobranças de falta.
— Os meus pontos fortes são a força e a bola parada, sempre foi minha característica desde novo. Minha principal característica é bater falta, pênalti, buscar gol na bola aérea. Sou um zagueiro que gosta de jogar e criar jogadas — afirmou o jogador.
Motivação
O novo zagueiro passou pelas categorias de base do Grêmio e do Inter. Em 2016, se profissionalizou no Avaí. Depois passou pelo ABC e foi campeão potiguar pelo clube de Natal. No ano passado, disputou o Gauchão com a camisa do Ypiranga e atualmente estava atuando pela equipe de aspirantes do Avaí. Será a primeira vez no futebol da Serra.
Já trabalhei com outros profissionais que passaram aqui e sempre falaram bem do clube, organizado e que dá uma qualidade de trabalho boa.
HENRIQUE
Novo zagueiro do Caxias
— Já tive contatos do Caxias algum tempo atrás. Já trabalhei com outros profissionais que passaram aqui e sempre falaram bem do clube, organizado e que dá uma qualidade de trabalho boa. Agora surgiu essa oportunidade, sem dúvidas não pensei duas vezes. Era uma vontade minha jogar no Caxias — disse Henrique.
O Caxias tem feito boas campanhas no Gauchão. No ano passado, foi campeão do primeiro turno e ficou em segundo na decisão da competição. Os bons resultados aumentam a responsabilidade do jogador, que chega com contrato até o final do Estadual.
— Tenho acompanhado e até joguei o último Gauchão. Fizemos jogos difíceis com o Caxias (pelo Ypiranga). O time tem feito boas campanhas e a responsabilidade não é só para mim, mas para todos. O Caxias é um dos maiores clubes do Estado. A responsabilidade vai ser sempre muito grande — finalizou o zagueiro.
Ficha do atleta
Nome completo: Junior Henrique Eichelberger
Nascimento: 03/10/1996 (24 anos)
Naturalidade: Passo de Sobrado (RS)
Clubes anteriores: Grêmio, Inter, Avaí, ABC, Ypiranga