O KTO/Caxias do Sul Basquete fechou o primeiro turno do NBB com uma atuação de gala. Na noite desta terça-feira (12), no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, a equipe caxiense derrotou o Corinthians por 83 a 77. Com o resultado, o time caxiense fecha a primeira parte da competição com três vitórias em 15 partidas, na 14ª colocação.
Pedro Teruel, com 27 pontos, Túlio da Silva, com 21, e Eddy, com 17 pontos e 12 rebotes, foram os grandes destaques do duelo. O próximo compromisso do Caxias será no dia 25 de janeiro, contra o São Paulo, na retomada da competição após o Super 8, torneio eliminatório entre os oito melhores do primeiro turno, que inicia nesta sexta-feira (15).
No primeiro quarto, o time caxiense abriu vantagem, mas rapidamente a equipe paulista, que dependia da vitória para se classificar ao Super 8, se recuperou. No final do período, uma roubada de Túlio da Silva, com uma cesta fácil de bandeja, garantiu a vantagem dos gaúchos por 18 a 16.
Nos 10 minutos seguintes, apesar de o equilíbrio se manter, a qualidade do elenco corintiano pesou e, comandados por Vezarinho e Lucas Cauê, os paulistas retomaram a dianteira do placar. Com 21 a 14 na parcial, o Corinthians foi para o intervalo vencendo por 37 a 32.
O Caxias não deixava o rival escapar. Com grandes atuações de Pedro Teruel e Eddy, além de uma defesa consistente, o confronto seguiu muito equilibrado. O Timão chegou até a abrir 10 pontos, mas rapidamente o cenário mudou e a parcial acabou empata em 23 pontos. No placar, 60 a 55 para os donos da casa.
O bom desempenho dos comandados de Rodrigo Barbosa foi elevado a outro patamar nos primeiro minutos do último quarto. Efetivo no ataque, o time caxiense conseguiu, em seis minutos, fazer 17 a 7 no adversário. Os jogadores mais experientes chamaram a responsabilidade e, mesmo com a pressão paulista nos minutos finais, Eddy e Nico Ferreyra foram precisos nos lances livres garantindo a terceira vitória em 15 partidas na competição.
- A gente mudou a postura depois do final do ano. A gente fez reuniões, começou a conversar e passou a jogar como equipe. O Shilton voltou, que é uma peça importante. Hoje deu tudo certo, mas não podemos nos acomodar. Temos o período para treinar, já que não estamos no Super 8, e vamos voltar ainda melhor - avaliou Teruel.