As gurias do Brasil de Farroupilha entram em campo neste domingo (13), pela última rodada da primeira fase do Gauchão Feminino. O jogo contra o João Emílio, de Candiota, ocorre no Estádio Breno Guimarães, em Guaibá. A partida inicia às 15h30min.
A dupla Gre-Nal já está classificada e decidirá o título do Estadual. Enquanto os outros quatro times brigam pelo título do interior, que dará uma vaga para o Campeonato Brasileiro A-2 de 2021. Na última temporada, inclusive, o Brasil-Fa ficou com o troféu e, neste ano, pôde participar da competição nacional.
— Ter vivido a experiência que vivemos dentro do Campeonato Brasileiro A-2 é uma motivação enorme para que possamos seguir com o título de campeão do interior, reconquistar essa vaga, que é nossa, e ter a chance de fazer, no ano que vem, melhor do que a gente fez neste ano — almeja a atacante Greyce.
Neste ano, as gurias foram eliminadas na primeira fase do Brasileirão A-2, com apenas uma vitória — sobre a Chapecoense. No entanto, a experiência propiciada ao time da Serra faz com que elas levem uma certa vantagem em relação às outras equipes do interior do RS. Os quatro times do interior já enfrentaram a dupla Gre-Nal e todos foram goleados. No comparativo, o Brasil-Fa foi o que sofreu menos gols: cinco, do Inter. O Estrela foi goleada por 11 a 0, pelo Grêmio; o Oriente sofreu 12 gols do Tricolor; enquanto o João Emílio levou a maior goleada da competição: 23 a 0, do Inter.
— Assim como existe uma grande diferença, em termos de estrutura, de incentivo, de frequência de treino, intensidade de treino do nosso time para a dupla Gre-Nal. Existe também essa diferença nossa em relação aos outros times da competição. Além disso, eu acho que o fato da gente vir de um Campeonato Brasileiro A-2, onde temos uma sequência de jogos contra adversários muito qualificados, nos ajuda a vir mais preparadas, num nível melhor para a competição do Estadual — acredita a atacante Greyce.
Para disputar a terceira posição do Gauchão Feminino, as gurias precisam de apenas um empate diante do João Emílio. Ambas as equipes ainda não pontuaram na competição, o que as difere é o saldo de gols: -5 para o Brasil-Fa e -23 para o João Emílio. A preparação para o confronto decisivo iniciou logo após o confronto com o Inter:
— Desde a semana passada, a gente vem treinando com foco no jogo contra o João Emílio. Durante esse final de semana que passou, a gente pode assistir o jogo delas contra o Inter e analisar o time, o desempenho e, baseado nisso, dar seguimento nos treinamentos. Como o campeonato ficou curto, realmente todo jogo é decisivo. Então, a nossa preparação vem forte e focada desde o início.