Em um confronto equilibrado e com boas oportunidades para os dois lados, o Juventude levou a melhor, venceu o Guarani por 1 a 0, neste domingo à noite, e fechou o primeiro turno da Série B dentro do G-4. O gol foi marcado por Romércio, contra, na primeira etapa.
Na quinta-feira, o time de Pintado decide a vaga pela Copa do Brasil diante do Grêmio. E depois, no próximo domingo, enfrenta o CRB, em Maceió, na abertura do segundo turno da Segunda Divisão Nacional.
Leia Mais
Pelo Brasileirão de Aspirantes, Juventude perde de virada para o Ceará
Lesão pode afastar meia do Juventude do restante da temporada
Com força máxima diante do Guarani, o técnico do Ju deixou claro que iria em busca da vitória. E a partida deste domingo começou movimentada, com oportunidades para os dois lados. Logo aos três minutos, Igor cruzou do lado direito, Rafael Silva escorou e Cajá finalizou de pé esquerdo no canto direito. Gabriel fez a defesa.
Na resposta, no minuto seguinte, o Guarani chegou com Júnior Todinho. Ele avançou livre e cruzou para Renanzinho, que mandou sobre o gol. Buscando impor seu ritmo, o Ju pressionava e, aos nove, Renato Cajá arriscou de fora da área. O chute saiu rente à trave.
Aos 18, Crispim cobrou escanteio, Romércio ganhou no alto e cabeceou no ângulo. Carné espalmou para fora. Aos 22, mais uma boa triangulação do Ju e Cajá encontrou Breno dentro da área. O artilheiro da Série B, sem ângulo, finalizou forte e Gabriel defendeu. No rebote, a zaga afastou o perigo.
Porém, na cobrança do escanteio, veio o gol. Wellington subiu sozinho e escorou para o meio da área. Romércio tentou tirar e desviou contra: 1 a 0 para o Ju.
Enquanto o time de Pintado buscava explorar os contra-ataques, e até criou mais duas boas oportunidades, com Cajá e Bochecha, o Guarani explorava a velocidade dos seus extremas. E, aos 39, veio a melhor chance do Bugre. Júnior Todinho recebeu na meia direita e chutou em curva, tentando encobrir Carné. A bola acertou o travessão.
Na segunda etapa, logo no primeiro minuto, Igor arriscou cobrança de falta e obrigou o goleiro a fazer uma boa defesa. Aos quatro, o travessão salvou mais uma vez o Ju. Em um contra-ataque rápido, Lucas Crispim recebeu na área e soltou uma bomba, que parou na trave.
Em um jogo aberto, os dois times alternavam bons momentos. Breno e Rafael Silva levaram perigo em finalizações para o Ju. Renanzinho quase surpreendeu para os visitantes. Aos 21, uma grande chance para o Juventude. Igor cruzou da direita, a zaga afastou mal e Capixaba teve tempo para dominar, tirar dois zagueiros no drible e finalizar para fora.
O Guarani continuava assustando, especialmente nos cruzamento para a área, e com mais posse de bola, mas o Ju não deixava de levar perigo quando ia ao ataque. Rafael Silva desperdiçou duas boas chances em sequência, uma ao roubar do goleiro e depois em finalização de cabeça.
No final, a pressão bugrina foi intensa, mas o Verdão segurou e conseguiu somar mais três pontos na Série B. Uma vitória importantíssima.
Ficha técnica
Juventude - 1
Marcelo Carné; Igor, Wellington, Nery Bareiro e Eltinho; João Paulo, Bochecha, Capixaba (Tarta, 32/2º), Renato Cajá (Neto, 28/2º), Breno (Gabriel Terra, 32/2º) e Rafael Silva (Jonatas Belusso, 39/2º). Técnico: Pintado.
Guarani - 0
Gabriel Mesquita; Pablo (Cristóvam, 33/2º), Walber, Romércio, Erick Daltro (Eliel, 15/2º); Bruno Silva, Arthur Rezende (M. Rangel, 33/2º), Lucas Crispim; Renanzinho (M. Souza, 39/2º), Júnior Todinho e Rafael Costa (Giovanny, 39/2º). Técnico: Felipe Conceição
Gols: Romércio, contra (J), aos 24min, no primeiro tempo.
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado, auxiliado por Fábio Pereira e Samuel Smith Nobrega Silva (trio tocantinense).
Amarelos: Renato Cajá, Igor, Nery Bareiro, Eltinho, Marcelo Carné, Capixaba (J); Erick Daltro (G).
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.