Eram duas partidas com objetivos claros. Colocar o time em ritmo de jogo, entrosar um elenco completamente novo e, claro, conquistar o sétimo título estadual. Após uma vitória muito tranquila nas semifinais sobre o Passo Fundo, o KTO/Caxias do Sul Basquete precisou suar a camisa para levar a taça neste sábado (14). Em um duelo equilibrado e decidido nos minutos finais, bateu o Sojão, de Santa Rosa, por 75 a 68, no Ginásio do Vascão, em Caxias.
A competição serviu como preparação ao NBB, que inicia para o Caxias na próxima quarta-feira, dia 18, contra o Brasília, em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. A delegação caxiense viaja na terça pela manhã para o primeiro compromisso no retorno à elite.
Na final do Estadual, o time do técnico Rodrigo Barbosa encarou uma equipe com jogadores experientes e com passagem por vários times do NBB, casos do ala/armador Duda Machado, do ala Schneider e do pivô Leozão. E, por conta disso, o duelo foi equilibrado desde o primeiro quarto, que teve vitória dos donos da casa por 22 a 20.
O início da segunda parcial começou com o KTO/Caxias Basquete cometendo muitos erros nos chutes de longa distância e o Sojão tendo bom aproveitamento. Com isso, a equipe visitante chegou a tomar a dianteira do placar. Mas, não por muito tempo. Os times foram para o intervalo com vitória caxiense por 38 a 35.
Na retomada da partida, o cenário se manteve, com a oscilação da equipe do Caxias. Aproveitando-se especialmente das jogadas com Duda Machado e Leozão, o time de Santa Rosa fechou o período com um ponto à frente: 57 a 56.
Porém, no último quarto, o Caxias começou melhor, abriu vantagem e soube administrar essa diferença. Destaque para o ala/pivô Antonio, cestinha do jogo com 17 pontos. O pivô Shilton, com 13, e o ala Pedro Teruel, com 11, também foram importantes para a virada.
- É um processo. Estávamos muito ansiosos e quando a gente teve mais paciência para rodar a bola, melhorou o aproveitamento. Conseguimos o título, que era o objetivo, e agora é trabalhar que o NBB é duro - destacou Teruel.
Agora, o foco é total na estreia do NBB. A partida contra o Brasília, quarta-feira, às 16h, abre uma série de quatro jogos em Mogi das Cruzes.
- Na próxima semana, começamos um desafio gigante. Como não tivemos amistosos, foi importante esse jogo equilibrado, com um time com jogadores de muita qualidade. O foco é continuar evoluindo no nosso trabalho - avaliou o técnico Rodrigo Barbosa.