O Juventude entra em campo nesta sexta-feira (16) para encarar o Cruzeiro, no Estádio Mineirão, em um confronto com um fator de ineditismo. Será a primeira vez em que as duas equipes se encontrarão por um Campeonato Brasileiro da Série B. No entanto, o embate entre Papo e Raposa já tem mais de 25 anos de história.
A primeira vez em que se encontraram foi em 20 de agosto de 1995, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, no primeiro ano alviverde na Série A nacional. O duelo acabou empatado em 0 a 0. Como o formato do Brasileirão era diferente, este foi o único encontro daquele ano entre os dois times.
O Juventude, comandado pelo técnico Heron Ferreira, começou o jogo com Marcio, Odair, Sandro, Paulo Marcelo e Paulo Sérgio; Galeano, Lauro, Edson, Cuca e Jean Carlo; Mário Maguila.
Primeiro triunfo
A primeira vitória alviverde, porém, só aconteceu oito anos depois, no 13º encontro entre as equipes. No ano em que o Cruzeiro foi arrasador no Brasileirão, o Juventude triunfou dentro do Mineirão. No dia 19 de outubro de 2003, pela 37ª rodada da Série A, o time comandado por José Luiz Plein conseguiu a virada sobre a seleção celeste treinada por Vanderlei Luxemburgo. O time mineiro perdeu apenas oito partidas das 46 disputadas naquele campeonato.
Maurinho, aos 32 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para a Raposa. Três minutos depois, o zagueiro Neto empatou. A virada alviverde só ocorreu aos 40 do segundo tempo, com Léo Inácio decretando o 2 a 1. O Juventude entrou em campo com Márcio, Renato, Índio, Neto e Marcão; Evandro, Léo Inácio, Marcelo e Hugo; Donizete Amorim e Geufer.
Nos três últimos confrontos entre as equipes — todos pela Série A —, vitórias do Juventude. Em 2006, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada, o alviverde era comandado por Ivo Wortmann e fez 2 a 0 no Cruzeiro, de Oswaldo Oliveira, com dois gols do centroavante Christian.
No ano seguinte — o último do Ju na elite —, triunfo no Mineirão, por 3 a 2, na 5ª rodada da Série A. Em 10 de setembro de 2007, com o comando de Flávio Campos, o Papo saiu atrás, com gol de Roni, aos 19 minutos do primeiro tempo. Beto empatou aos 37 minutos e Marcão virou aos 40 minutos. Aos 37 minutos do segundo tempo, o centroavante Eber fez o terceiro alviverde, enquanto Roni, aos 44, descontou para o Cruzeiro, então treinado por Dorival Júnior.
Última partida e remanescente
No dia 5 de setembro daquele mesmo ano, desta vez no Jaconi, pela 24ª rodada da Série A, o Juventude, já com Beto Almeida no comando, derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, com gol do centroavante Tadeu. Naquele confronto, o Juventude foi a campo com Michel Alves, Régis, Leonardo Silva e Nunes; Barão, Vanzini, Júlio Cesar, Fábio Baiano, Renato Cajá e Zé Rodolpho; Tadeu.
Do time que venceu pela última vez a Raposa, há um jogador no grupo atual do técnico Pintado. O meia Renato Cajá, hoje com 36 anos, chegou ao Juventude em 2007, vindo da Ferroviária-SP. O jogador falou sobre a diferença dele mesmo passados 13 anos da partida.
— A diferença é que era mais novo, né? (risos), 22 ou 23 anos. Um menino novo que estava chegando para sua primeira Série A da vida. Agora temos mais experiência. Mas a mesma vontade, a mesma dedicação para que a gente possa fazer uma grande partida e sair vencedor — afirma o meia, relembrando o confronto de 2007:
— Naquele jogo eu não fiz gol, foi o Tadeu quem fez. Foi uma grande partida também, bati uma falta e foi na trave. O Fábio era o goleiro.
Com o Cruzeiro caindo pela primeira vez na temporada passada e o Juventude garantindo o acesso na Série C, o encontro se fará possível novamente. Com a mudança do calendário por conta da pandemia do coronavírus, o próximo encontro só deve ocorrer em janeiro de 2021.
Juventude x Cruzeiro
23 jogos oficiais (18 pela Série A, 2 pela Copa Sul-Americana e 3 pela Copa Sul-Minas)
6 vitórias do Juventude
12 vitórias do Cruzeiro
5 empates
17 gols marcados pelo Juventude
33 gols marcados pelo Cruzeiro