O Caxias enfrenta o Joinville, neste sábado (10), às 17h, na Arena Joinville, pela 5ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Antes do jogo, o técnico Rafael Lacerda respondeu os questionamentos da imprensa. Além de confirmar o retorno do lateral-direito Ivan ao time titular, o treinador comentou, em um tom diferente do seu habitual, os pontos positivos observados na última partida, quando perdeu para o São Luiz.
Leia Mais
Saiba tudo sobre o Joinville, adversário do Caxias na 5ª rodada
"A gente quer sempre jogar bem e vencer", diz meia do Caxias antes de sequência fora de casa
— O Caxias chutou mais do que o dobro que o São Luiz no gol. O Caxias teve 25 situações de linha de fundo, e quando falo em 25 não foram somente chegadas, foram com consistência pelo lado direito e esquerdo, mais pelo lado direito com o Bruninho. Teve coisas boas, lógico. O que teve de errado? Dois lances, que geralmente não acontecem o ano inteiro. A gente tem que lembrar aqui, que o Caxias é o líder da Série D, que o Caxias foi a defesa menos vazada no Gauchão. Então, a gente não pode esquecer no futebol as coisas boas. O problema no futebol é que as pessoas esperam o momento da derrota pra começar a criticar. Teve muitas coisas boas nas derrota, sim — disse Lacerda, que completou sobre um questionamento da falta de efetividade ofensiva na última partida e sobre a defesa grená:
— O Caxias fez gol em 80% dos jogos do ano. Então, agora a gente vai se basear num jogo contra o São Luiz? Não é assim que funciona o futebol. A defesa do Caxias foi a menos vazada do Gauchão. Me atrevo a questionar: quando houve um erro gritante da defesa do Caxias? A gente sempre frisa nos erros, né? Temos que ver o contexto geral. Não podemos nos basear por um único jogo.
Passado o São Luiz e a derrota que interrompeu a invencibilidade na última rodada, o duelo agora será contra o Joinville. O time catarinense também perdeu o primeiro jogo na Série D, na última partida, para o Pelotas. Em casa, contra o Caxias, irá buscar a reabilitação.
—É uma equipe que jogando em casa é muito forte. Eu joguei aqui, em 2009 e 2010. Mesmo sem torcida, tem o fator local, é a casa que você conhece. É uma equipe com boa qualidade técnica e tem estilo de jogo apoiado, gosta de sair jogando. Tem vários jogadores que se destacam. É uma equipe experiente e tem um comando que pensa o futebol ofensivo — comentou Lacerda.
O Caxias tem ótimos resultados na temporada e também teve excelentes desempenhos em vários jogos no ano. Contra o São Luiz, teve boa atuação, mas saiu derrotado. O objetivo é retomar o caminho das vitórias e aliar com um bom desempenho. Essa seria a equação perfeita.
— É o parâmetro de sempre estar jogando bem e buscar a vitória. É difícil falar. A gente vê as pessoas cobrando bom futebol. Aí quando tem o bom futebol, elas cobram resultado. Quando tem resultado, eles querem o bom futebol. A gente busca equilíbrio perfeito, com desempenho e resultado. A gente sabe que, dentro do futebol, o que importa mais é o resultado — finalizou Lacerda.