O Caxias está próximo de começar a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. No sábado (19), às 18h, enfrenta o São Caetano, no Estádio Anacleto Campanella. Quando o árbitro apitar, inicia uma saga para retornar à Terceira Divisão nacional. Nos últimos dois anos, o clube bateu na trave contra o Treze-PB e o Manaus. Agora é um outro grupo e uma nova oportunidade.
Leia Mais
Caxias perto de confirmar mais um centroavante e um zagueiro para a Série D
"Estou entrando num time competitivo e organizado", afirma novo zagueiro do Caxias
— Encaramos com muita seriedade. É o grande objetivo do clube sair dessa situação. Depois de um Campeonato Gaúcho muito bom, nossas atenções estão voltadas para a Série D. Eu acho que o foco precisa ser o mesmo que tivemos. Procurar dar o melhor nos jogos, vencer, chegar a classificação e, consequentemente, ir brigando no mata-mata para chegar ao acesso — disse o meia Diogo Oliveira.
Aos 38 anos, o experiente meio-campista já vivenciou um acesso para a Série C. E não foi longe. Foi pelo Juventude, em 2013. Agora, pelo lado grená, tentará esse feito novamente. Primeiro terá que passar pela fase de grupos. O Caxias está na chave com São Caetano, Tubarão, Pelotas, São Luiz, Joinville, Marcílio Dias e Novorizontino. Depois de classificar, serão três fases eliminatórias para chegar ao objetivo.
— A Série D é complicada. Após a classificação ainda tem três mata-matas. Precisamos estar bem centrados para não ser surpreendidos. O Caxias é um clube que não pode estar na Série D. Por todas as suas condições, estruturas e todo o trabalho que vem sendo feito. Cabe a nós dentro de campo mostrar isso. Não posso dizer que é favorito, mas chega muito forte — analisou.
Trocas no elenco
Com o término do Campeonato Gaúcho e a campanha como vice-campeão, alguns atletas deixaram o clube. Seja por proposta, caso do zagueiro Laércio, por opção do clube — como o zagueiro Jean — ou por definição pessoal, como o centroavante Gilmar. Outros chegaram para reforçar e suprir as ausências.
— Nosso grupo tem que manter o foco. Temos grande jogadores. É natural que isso aconteça após um grande campeonato. Nossa equipe é madura e qualificada. Esperamos entrar muito fortes na Série D — comentou Diogo, que também respondeu se recebeu alguma sondagem ou proposta para deixar o clube:
— A gente recebe até pelos últimos cinco anos ter jogado a Série B. É natural receber sondagens e propostas, mas estou focado no Caxias. Estou feliz aqui e espero contribuir com o clube.