A quinta-feira (1º) é o dia em que o Juventude irá conhecer seu caminho nas oitavas de final da Copa do Brasil. A partir das 11h30min, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará em sua sede o sorteio entre as 16 equipes classificadas para saber quem enfrenta quem na busca por uma das vagas nas quartas do torneio.
Além do Juventude, Botafogo-RJ, Atlético-GO, Ceará e América-MG tiveram que avançar quatro fases até chegar na etapa atual. As outras 11 vagas já estavam pré-definidas. Oito delas, são das equipes que se classificaram para a Libertadores. Neste grupo, aparecem Grêmio, Inter, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Corinthians e Athletico-PR.
As outras três vagas são definidas pela CBF como premiação em competições organizadas pela entidade em 2019. Assim, RB Bragantino, ganhador da Série B, Cuiabá, que levou a Copa Verde, e Fortaleza, campeão da Copa do Nordeste, só iniciam a participação na Copa do Brasil nas oitavas.
Diferente de outros anos, o sorteio das oitavas de final não é mais dividido em potes, podendo ocorrer qualquer cruzamento entre as 16 equipes. Também na quinta-feira, será feita — também através de sorteio — a definição dos mandos de campo.
— Qualquer equipe que viermos a pegar, será um jogo difícil. Dos times que estão aí, alguns demonstraram na fase inicial porque chegaram, outros vêm da Libertadores e do Brasileiro com boas atuações e equipes que a gente nem precisa nominar, porque têm camisa pesada. Temos que aguardar com tranquilidade o adversário que vier — afirmou o presidente alviverde, Walter Dal Zotto Jr., que não esconde o desejo de uma possível chegada nas quartas de final:
— A gente espera que a equipe esteja em um bom momento e consiga, quem sabe, avançar mais uma fase nessa Copa do Brasil.
Em 2019, o Juventude foi eliminado da competição justamente nas oitavas de final, quando encarou o Grêmio, após empate em 0 a 0 no Jaconi e derrota por 3 a 0 na Arena.
A última vez em que a equipe avançou às quartas da Copa do Brasil foi em 2016. Na oportunidade, o Papo eliminou nas oitavas o São Paulo, com vitória por 2 a 1 no Morumbi e derrota por 1 a 0 no Jaconi, o time alviverde classificou por conta do gol marcado fora de casa — critério que não é mais aplicado na competição. Nas quartas de final, perdeu para o Atlético-MG, no Mineirão, por 1 a 0 e devolveu o placar em Caxias do Sul. Nos pênaltis, porém, acabou batido por 4 a 2.
Os 16 classificados às oitavas
Juventude
Athletico-PR
Corinthians
Flamengo
Grêmio
Inter
Palmeiras
São Paulo
Santos
Fortaleza
Cuiabá
RB Bragantino
Botafogo-RJ
América-MG
Atlético-GO
Ceará