O Caxias começa a decidir o título Gaúcho contra o Grêmio nesta quarta-feira (26), às 21h30min, no Estádio Centenário. O jogo da volta acontece no domingo (30), às 16h, na Arena em Porto Alegre. O time grená está na decisão porque venceu o primeiro turno, justamente contra o mesmo adversário, no dia 22 de fevereiro.
Leia Mais
Técnico do Caxias utiliza experiência de 2012 para enfrentar o Grêmio na decisão
Caxias apresenta contratação para final do Gauchão e disputa da Série D
Entre o título do primeiro turno e o início da decisão do Gauchão foram 186 dias de intervalo. Depois da final e da vitória por 1 a 0, o Caxias disputou mais três partidas antes da paralisação do futebol por conta da pandemia. Empate em 1 a 1 com o Inter, no começo do returno, e vitórias contra São Luiz e Novo Hamburgo, ambas por 2 a 1.
Durante a parada do futebol, dois jogadores não tiveram seus contratos renovados com o clube: 0 zagueiro Venício e o centroavante João Paulo. Ambos foram pouco aproveitados durante o primeiro turno. João Paulo fez três partidas e Venício somente um jogo, quando entrou diante do Esportivo, no Estádio Montanha dos Vinhedos, na derrota por 1 a 0, na última rodada do primeiro turno.
Após a volta do futebol, derrota no clássico Ca-Ju, por 2 a 0, vitória contra o Pelotas, 2 a 0, e empate diante do Ypiranga. A equipe foi eliminada do segundo turno na fase de grupos. Até o jogo de quarta-feira, são 28 dias sem partidas oficiais. Neste período, o técnico Lacerda perdeu quatro jogadores e um profissional da comissão técnica.
O centroavante Gilmar está no departamento médico com uma lesão na região lombar, e Felipe Tontini machucou o joelho. O volante Jean Carlos, emprestado pelo Goiás, teve o contrato encerrado e não foi renovado. Já o atacante Tilica foi negociado com o Asteras Tripolis, da Grécia. O centroavante Da Silva também deixou o clube, mas por contrato já não poderia enfrentar seu clube de origem, o Grêmio. O preparador de goleiro do clube, Humberto Flores, recebeu proposta para trabalhar na equipe sub-20 do Grêmio e foi trabalhar na base tricolor.
Além das perdas, o Caxias realizou duas contratações neste período que antecedeu a final contra o Grêmio. O centroavante Marcelo Campanholo, de 30 anos, que estava no Desportiva Brasil-SP, e o atacante Claudinho, 28 anos, que estava no Mirassol.
Na decisão do primeiro turno, o time começou com: Marcelo Pitol; Ivan, Laercio, Thiago Salles e Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto, Tilica, Diogo Oliveira e Juninho Potiguar; Gilmar. Para a final do Gauchão, sem Gilmar e Tilica, Lacerda pode colocar o volante Yuri ou o meia-atacante Vinicius Baiano em uma das vagas e Bruninho na outra. O time deve ter um padrão tático diferente.
Leia Também
Dois PMs são afastados após idoso ser baleado em perseguição no interior de Caxias do Sul