A realização do Gre-Nal e dos demais jogos do Gauchão em Caxias do Sul — incluindo o clássico Ca-Ju e outras partidas do Estadual — segue gerando debate na cidade e no Rio Grande do Sul. Enquanto alguns municípios vetaram a realização de partidas, o poder público caxiense se mostra tranquilo em relação a realização das partidas na cidade, seguindo os protocolos do governo de Estado e da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Leia Mais
Presidente do Juventude testa positivo para o coronavírus
Para terminar Gauchão dentro de campo, Juventude abre a possibilidade de ajudar o Pelotas
"Mobilização para terminar o Gauchão dentro de campo", diz presidente do Caxias sobre reunião dos clubes
— Isso está liberado pelo governador (Eduardo Leite). Ele liberou treinamentos e os coletivos, e ninguém falou nada. Daí, quando foi para os jogos, todo mundo saiu fora, não quer. Isso (partidas) estava previsto que iria acontecer. Não houve, realmente, um entendimento técnico. Ninguém disse "nós não vamos fazer os jogos no município por essa e por essa razão sanitária". Se for ver a fala do prefeito de Porto Alegre (Nelson Marchesan Jr.), ele diz que é uma questão moral. Aqui em Caxias, nós temos condições sanitárias de fornecer o campo para eles jogarem. É isso. É uma atividade econômica, como qualquer outra — afirma o secretário municipal da saúde de Caxias do Sul, Jorge Olavo Hahn de Castro.
Para o secretário, nem mesmo a vinda de pessoas de outras cidades interfere no andamento ou não da propagação da covid-19 em Caxias do Sul. Segundo o protocolo da FGF, após a testagem das equipes, os times devem permanecer concentrados em um hotel sem contato com outras pessoas que não tenham realizado o exame para identificar a presença ou não do coronavírus. Castro é categórico ao afirmar que os riscos são mínimos de contaminação com a realização das partidas:
— Qual pessoal de fora (da cidade) que vai vir? Os técnicos e o jogadores, todos eles previamente testados. A nossa vigilância sanitária vai conferir essa lista de todas as pessoas que vão vir jogar aqui. Com todo aquele regramento da FGF que nós vamos lá fiscalizar para ver se estará sendo cumprido. É isso. Não tem público. Esse jogo será somente transmitido e mesmo o pessoal da imprensa em número reduzido.
Ainda nesta segunda-feira (20) está prevista uma reunião do gabinete de crise da Prefeitura de Caxias do Sul. O encontro tem ocorrido todo início de semana, após a confirmação da cor da bandeira pelo governo do Estado no modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul. O tema dos jogos será debatido, mas principalmente no que envolve a organização da saúde e segurança com as secretarias relacionadas nestes processos.