O Caxias realizou os testes para a covid-19 em 50 dos seus profissionais na manhã desta sexta-feira (5). A testagem foi realizada em membros da direção, comissão técnica, atletas e funcionários. Os resultados serão divulgados em até 72 horas. Esse é o início do processo de retomada das atividades da equipe, que está na final do Campeonato Gaúcho.
Os testes foram coletados pelo Laboratório Qualitá, de Novo Hamburgo, parceiro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O método utilizado foi o PCR, considerado por infectologistas o mais preciso na detecção. Esse exame consegue rastrear o material genético do vírus. Essa foi a primeira metade dos testes disponibilizados pela entidade que comanda o futebol do Rio Grande do Sul. Os outros 50 serão realizados no reinício do Campeonato Gaúcho, ainda sem data oficializada.
Após a divulgação dos resultados, o Caxias definirá a data do retorno das atividades, com previsão para a próxima semana. O clube seguirá o protocolo de volta aos treinamentos produzido pelo departamento médico e o documento prevê novos exames a cada 10 dias. O clube terá que bancar algo em torno de R$ 5 mil a cada nova testagem e, para isso, terá ajuda de patrocinadores e conselheiros.
O meia-atacante Vinicius Baiano e os atacantes Da Silva e Gilmar, que renovaram seus contratos com o clube, também participaram da testagem.