Na manhã desta quarta-feira (13), os presidentes de Caxias e Juventude, Paulo Cesar Santos e Walter Dal Zotto Jr, respectivamente, estiveram reunidos com o prefeito Flavio Cassina para discutir o possível retorno dos treinos da dupla Ca-Ju. No encontro, que aconteceu na prefeitura, ficou acertado que os clubes não deverão retornar às atividades neste momento. No final do mês, uma nova conversa deve acontecer.
Os dois clubes deverão retornar aos treinos juntos e, se confirmar a proposta da FGF, que será votada nesta quarta, com campeonato retomando em agosto, os elencos devem voltar às atividades no final de junho ou início de julho.
- A prefeitura tem suas preocupações com relação as liberações, porque, talvez, autorizar o retorno da dupla Ca-Ju gere uma cadeia e tenha que liberar outras questões. Nós presidentes fomos sensíveis ao entendimento dessa restrição que a prefeitura está mantendo. Acredito que durante esse mês não tenhamos liberação. A princípio, foi acordado que o mês de maio não haverá liberação e no final do mês nos reunimos para fazermos um horizonte sobre junho para nos posicionarmos novamente – disse o presidente do Juventude, Walter Dal Zotto Jr.
O Caxias tinha a intenção de retornar aos treinamentos antes, já que o decreto de distanciamento controlado do governo do Estado permite treinos restritos em cidades com bandeira laranja, caso de Caxias do Sul. No entanto, sem a liberação da prefeitura, o clube irá atender a orientação dos órgãos responsáveis e voltará junto com o Juventude.
- A tendência é de voltarmos a treinar no final de junho ou início de julho, se a secretaria municipal de saúde autorizar. Retomada será com concordância da prefeitura e em conjunto dos dois clubes - disse o presidente Paulo Cesar Santos, do Caxias.
Além do prefeito e dos presidentes dos clubes, participaram da reunião Eloi Frizzo, vice-prefeito e secretário do planejamento, João Uez, secretário de urbanismo, Gabriel Citton, o secretário de Esporte e Lazer, Alfonso Willembringo, Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, e Grégora Fortuna dos Passos, chefe de gabinete e Secretaria de Governo.
Prefeitura
Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha Serra, 102.7 FM, o prefeito Flavio Cassina afirmou que a prefeitura tem muito cuidado para autorizar o retorno das atividades para Caxias e Juventude. Essa liberação pode desencadear um movimento maior para flexibilizar outras atividades.
- Nossa equipe está tendo muito cuidado nessa liberação, porque abrindo para os clubes profissionais, teremos que abrir para todo o pessoal da colônia, da Copa União. Todos os clubes se sentirão na vontade e necessidade de reabrir as atividades. É muito difícil tomar essa decisão. Vamos conversar com os dois presidentes - disse o prefeito.