O Juventude participou de uma videoconferência sobre o retorno do Campeonato Gaúcho sub-20 com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, e com os representantes dos clubes. Inicialmente previsto para ser disputado entre os meses de março e julho, o Estadual da categoria voltou à pauta da entidade e existe a possibilidade de começar em setembro, com os treinamentos em agosto.
A liberação da competição, no entanto, está condicionada com a liberação dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias. Assim como na categoria profissional, também é necessário que sejam adotados protocolos específicos para treinamentos e jogos.
- Eu vou passar para o Antônio Cumerlato e o Alexandre Fasoli (diretores da base) tudo que foi proposto pela Federação. Claro que a volta da competição em setembro, com toda a segurança, é muito mais tranquila. Vamos levantar os custos de tudo que significa voltar os treinos do sub-20 em agosto - disse Lúcio Rodrigues, gerente das categorias de base do Juventude, e que participou da reunião.
No encontro, ficou definido que cada clube deverá analisar a sua situação financeira para ajustar o protocolo a ser implantado e, assim, definir se poderá ou não participar da competição. Quem não tiver condições de jogar, não será punido.
Um novo encontro virtual com os clubes será agendado entre os dias 15 e 20 de junho. Também haverá a definição de uma data limite para a oficialização das confirmações. A FGF, como todos os setores da economia, sofrerá também com seu plano orçamentário, porém analisa a possibilidade de ajudar com os custos nas taxas.