Além dos jogos e das competições, a pandemia de covid-19 também tem reflexos diretos nas finanças do Juventude. Com a diminuição de bilheteria, direitos de transmissão, patrocinadores e vendas de produtos oficiais do clube, o quadro social se torna ainda mais atividade econômica essencial para os cofres e um dos pilares de arrecadação para ambos. As mensalidades dos sócios correspondem de 20% a 25% do orçamento total do Juventude, perdendo somente para verbas de TV.
O Juventude, por exemplo, conta os direitos de transmissão da Copa do Brasil como o maior poder de receita da temporada, no entanto, sem o retorno da competição, o quadro social se torna fundamental para a manutenção da saúde financeira do clube. Antes da pandemia, o Juventude contabilizava cerca 5.300 sócios, no entanto, até o final de abril a inadimplência foi de 11%. Já no fim de maio, passou para 22%.
- Reduziram patrocinadores, verba da CBF esse mês não recebemos ainda, junta tudo isso, fica complicado. Só os sócios mesmo. Os planos novos não foram afetados, porque são vinculados a seis meses de pagamento. A inadimplência está em torno de 22%, o que não é tão alto, pelo período. Até o fim de abril, estávamos com 11%. Em maio que aumentou. Ainda não é tanto, já tivemos até mais antigamente - disse Fábio Pizzamiglio, vice-presidente de administração e marketing do Juventude.
Para tentar minimizar e evitar um número maior de sócios sem pagar mensalidade, o departamento de marketing do Juventude prepara ações no mês de aniversário do clube, como o lançamento da terceira camisa programado para o dia 11, nas mídias sociais, já com a pré-venda, e a entrega dia 29.
- Estamos com uma campanha pronta, que é um manifesto jaconero. A ideia é reforçar o amor ao clube, sabemos da dificuldade de todo mundo, mas o clube também passa por isso. Vários clubes já usaram e funcionou. Então, vamos seguir nesse aspecto. Esse é mês de aniversário do Juventude, temos vários eventos como lançamento da terceira camisa e do nosso e-commerce (loja virtual) - completou Pizzamiglio.
O Santos lançou em abril, mês de aniversário, um manifesto pedindo auxilio do torcedor com descontos especiais nas adesões do programa de sócios e também condições diferenciadas na renovação.