A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou nesta quinta-feira (14) que firmou uma parceria com o Laboratório Qualitá para a realização de exames de diagnóstico molecular da covid-19. O acordo foi selado em reunião virtual ocorrida no início desta semana e contempla as equipes do interior que disputam o Gauchão.
O Laboratório Qualitá ficará responsável pela coleta de amostras, processamentos e laudos. O método utilizado será o PCR, considerado por infectologistas o mais preciso na detecção. Esse exame rastreia o material genético do vírus.
A aquisição de testes para atletas e membros das comissões técnicas é uma das deliberações presentes no protocolo elaborado pela FGF e entregue ao governador Eduardo Leite na semana passada. O documento prevê que sejam aplicados 100 testes por clube (à exceção da dupla Gre-Nal) sem custos para os times.
A testagem será dividida em dois momentos. A primeira metade na retomada dos treinamentos e os outros 50 próximo ao reinício da competição. O prazo padrão de entrega dos resultados é de até 48 horas após a realização da coleta da amostra, mas a empresa garante que há viabilidade de antecipação para 24 horas.
O Laboratório Qualitá é certificado pela Secretaria Estadual da Saúde para realização de exames de diagnóstico do coronavírus.
Leia Também
Usuários abrigados nos Pavilhões da Festa da Uva deixam espaço para recomeçar em nova residência