Com apenas três gols sofridos, Caxias e Ypiranga seguem como as melhores defesas do Campeonato Gaúcho 2020. O sucesso defensivo muitas vezes é atribuído às atuações individuais, principalmente dos zagueiros ou goleiros. Porém, no entendimento dos jogadores do Grená, o mérito é coletivo.
Thiago Sales, titular em todos os jogos da temporada, credita o bom aproveitamento da defesa na competição ao trabalho de marcação que começa com os jogadores de ataque.
— Do dia a dia, nos cobramos muito, entre zagueiros, laterais e volantes. Sabemos também que o sistema defensivo começa lá na frente. Além disso, quantas vezes vimos os jogadores de frente voltando para marcar para nos ajudar? Tudo é fruto de muito trabalho — comentou Sales.
Laercio e Thiago Sales formaram a dupla de zaga do Caxias em sete dos oito jogos realizados até aqui no Estadual. Contra o Esportivo, na última rodada da primeira fase da Taça Ewaldo Poeta, o autor do gol de empate contra o Inter foi poupado e Jean iniciou a partida, sendo substituído por Venício após uma lesão na face. Diante do São Luiz, na próxima segunda-feira, entretanto, Laercio está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Como Jean ainda não está liberado pelo departamento médico, Venício deve ser titular.
— Os dois são excelentes, cada um com suas qualidades. Já joguei com o Jean no ano passado, e mais de 70 minutos com o Venício contra o Esportivo. Sabemos que quem entrar vai dar conta do recado. A zagueirada do Caxias está muito bem — disse Thiago Sales.
Mesmo restando ainda cinco jogos para o encerramento da primeira fase do segundo turno, Sales entende que o Grená precisa aproveitar a pressão que o adversário sofre por estar na zona do rebaixamento para vencer o São Luiz no Estádio 19 de Outubro:
— Nosso grupo está muito unido em busca do objetivo de poder conquistar o segundo turno. Sabemos o quanto é difícil enfrentar o São Luiz na casa deles, e conhecemos eles no amistoso que realizamos aqui. Apesar de estar na zona do rebaixamento, é um bom time. Vamos tentar aproveitar o nervosismo deles, pela pressão de sair da situação complicada na tabela.