Motivado após um grande resultado. Assim que o Caxias entra em campo neste domingo (26), para encarar o São José-PoA, pela segunda rodada do Gauchão. O duelo marca a estreia grená em casa na competição e a possibilidade de encaminhar uma possibilidade de classificação às semifinais. Depois de fazer 2 a 0 contra o Grêmio, dentro do estádio do rival, o técnico Rafael Lacerda admitiu que a chave do primeiro para o segundo confronto precisou ser virada muito rápido.
—É muito rápido o campeonato. É difícil para os clubes do interior irem lá e tirarem pontos da dupla Gre-Nal e a gente conseguiu isso. Mérito dos atletas que compraram a ideia. Mas sabemos que já passou. Eu falei depois do jogo para curtimos as poucas horas na quarta-feira, porque na quinta já tinha que pensar no São José, da dureza que vai ser aqui — avaliou Lacerda, que sabe que será preciso repetir a intensidade do jogo na Arena:
— Principalmente o nível de concentração e o volume de pegada. Em Porto Alegre, isso foi acima da média. Foi do estilo que eu gosto. Chega a arrepiar quando os jogadores têm aquela entrega. Se mantiver isso, com a qualidade que eles têm e a dinâmica que nosso time começou a adquirir no final da temporada, nós conseguimos essa vitória que encaminha bastante coisa.
Para esse duelo, o treinador tem duas preocupações, que devem se tornar desfalques: o volante Juliano e o centroavante Gilmar. Os dois atletas saíram da estreia com dores no tornozelo e dificilmente entraram em campo no domingo. Yuri deve ser o substituto natural do primeiro, enquanto o segundo deve ser substituído ou por João Paulo, ou por Bruninho.
Depois de uma boa arrancada, a equipe grená sabe que uma boa atuação em casa, acompanhada de um bom resultado, pode ser um diferencial para trazer para o seu lado o torcedor no restante do Estadual. Após a desconfiança de quem esteve nas arquibancadas do Centenário na pré-temporada, o bom início de Estadual pode acalmar os críticos.
— Eu não acompanho nada de rede social e nem de imprensa. Do torcedor, a gente sente, porque ele é mais próximo. A torcida está no direito dela de cobrar. Não sei se eles estão empolgados com a vitória, mas espero que sim. Que estejam empolgados e um pouco mais confiantes. Que venham no Centenário, porque são fundamentais. A torcida é que faz o clube andar — afirmou o treinador.
Na melhor das combinações, a equipe grená pode abrir logo na segunda rodada cinco pontos para o terceiro colocado. É um confronto que pode valer ao Caxias se afastar do Zequinha pela briga na classificação. Enquanto o time de Lacerda conquistou um importante triunfo fora de casa, a equipe do técnico Leocir D'Allastra só empatou em casa, contra o Esportivo. Ainda assim, o comandante grená não espera por facilidades no domingo:
— Vamos ter que competir muito. Com certeza, vai ser um jogo mais competitivo do que foi em Porto Alegre. Vai ser um jogo completamente diferente. Vamos ter que propôr mais o jogo, nos expor um pouco mais, mas organizado.