O Juventude trata o jogo de hoje na Copa São Paulo de Futebol Júnior como a partida do ano. É apenas a segunda rodada, mas vale uma classificação antecipada — tendo uma combinação de resultados — ou ficar bem próximo de garantir o avanço à segunda fase. O confronto diante do Desportivo Perilima, de Pernambuco, às 15h15min, em Cravinhos (SP), é chave nesta caminhada alviverde.
Como o Ju vem de vitória na estreia — superou o Cuiabá por 2 a 1 — e os pernambucanos apenas empataram — com o Comercial-SP, em 2 a 2 —, a partida tem contornos decisivos. Por isso, a chave no processo para o técnico alviverde, Lucas Zanella, é trabalhar o psicológico dos seus jogadores.
— Importante a estreia com vitória, mas não tem nada resolvido. O outro jogo deu empate, os dois times podem alcançar sete pontos, o Cuiabá pode atingir os seis. Na verdade, conseguimos equilibrar a nossa euforia de ter vencido e a partir disso a gente avalia os detalhes — ressalta o comandante.
Outro ponto que pesa em favor do Ju é o tempo de descanso. Após a viagem longa antes da estreia, os jogadores tiveram dois dias para trabalhar mais leves, antes de encarar o Perilima. Ao mesmo tempo que a comissão técnica teve tempo de análise para definir a estratégia melhor sobre este rival.
— Temos o Desportivo Perilima mais analisado, de forma mais calculada de como eles jogaram na estreia. A partir disso, vamos fazer adaptações para conseguir os três pontos de novo — destaca Zanella, que complementa sobre a importância desta segunda rodada:
— É o jogo mais importante, porque o adversário precisa vencer de qualquer maneira o jogo e nós não podemos sentar em cima dessa primeira vitória. Teremos que fazer o jogo do ano e manter a concentração, contra um adversário que não tem mais margem para erros. Não podemos deixar para última rodada (a classificação), mas são coisas do jogo. Temos que tratar essa partida como o jogo do ano, para suportar a pressão do adversário e nós tentarmos controlar as ações.
A equipe alviverde conquistará a classificação antecipada nesta rodada somente com uma combinação de resultados. O Ju precisará vencer o Perilima e a partida entre Comercial e Cuiabá, que inicia às 13h, terminar empatada ou com vitória do clube paulista. Em caso de empate ou derrota, a definição de quem avançará fica para a última rodada.
Além de analisar o cenário da tabela, o Ju não terá facilidade em relação a condição climática. A previsão é de 28ºC para o momento do jogo e com pouca possibilidade de chuva, aumentando a sensação térmica. Esse é um ponto que preocupa a comissão técnica, tendo em vista o desgaste físico dos atletas. A partida será transmitida pelo site MyCujoo, no canal da Federação Paulista de Futebol.
Zanella deve repetir a escalação da estreia com Deuner; Ochoa, Pedro, Jair e Dimitry; Léo César, Serafini; Marcos Vinicios, Rafinha e Gilson; Gabriel Aires.