O ano de 2019 termina, 2020 começa e o problema da dupla Ca-Ju segue o mesmo: falta de dinheiro. As entrevistas de Walter Dal Zotto Jr. e Paulo Cesar Santos tocam nos números, ou melhor no déficit.
O quadro do Ju é um pouco mais animador, afinal em fevereiro vem a verba de transmissão da Série B e os cofres agradecem muito. Mas será preciso ir mais longe, para quem sabe ver que as dívidas trabalhistas, aquelas que ficaram do passado, e o Profut não apareçam mais na pauta e determinem o orçamento do departamento de futebol.
No Caxias, por mais que o valor seja menor, a realidade de verbas que entram são menores e tornam os R$ 2,5 milhões muito alto para a realidade. Por isso, os exercícios até fechar as contas exigem muita criatividade.
Outro assunto recorrente de todos os anos são as saídas dessa situação. Basicamente, duas: sócios e Copa do Brasil. O Ju quer 10 mil associados, aos grenás conseguir a metade já seria um bom número. E o torneio da CBF se torna a saída mais fácil para todos os clubes do país, afinal chegar na segunda fase já rende quase R$ 1 milhão.
O jogo único da Copa do Brasil, em fevereiro, será o marco do ano de 2020. Seja para Caxias, seja ao Juventude.
Aos supersticiosos, calma
Aos supersticiosos grenás, as previsões do babalorixá Saul de Medeiros fazem acreditar que, enfim, 2020 será o ano do primeiro acesso nacional. Ao se confirmar as previsões dos búzios, até o mais ateu dos grenás irá se converter.
No lado do Ju, os búzios não disseram nada que ninguém não saiba. A Série B é difícil? Sim. Subir para Série A não é de todo complicado? Até nem tanto. O problema é ficar lá.
Por isso, aos alviverdes a numerologia parece melhor para confiar. Na verdade em apenas dois dígitos: os saudosos 45 pontos que garantem a manutenção na Segunda Divisão. Depois, o que vier é lucro. A elite seria o presente de luxo para o Natal 2020.
Vamos aguardar novembro do próximo ano e ver se os búzios estavam certos com a dupla Ca-Ju.
Ju perto de fechar com Jonatas Belusso
O Juventude ainda aguarda os últimos detalhes para acertar a contratação do centroavante Jonatas Belusso, de 31 anos. O jogador pertence ao América-MG e ainda aguarda os acertos entre as direções para voltar a Caxias do Sul.
A apresentação do jogador na quinta-feira, data do retorno aos trabalhos do grupo alviverde, não está descartada. Ainda assim, é considerada muito difícil. A tendência é que esta negociação se arraste por mais uma semana e tenha desfecho em breve.