O 53º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa ocorre de 11 a 15 de dezembro, em São Paulo. Nesta edição, a competição contará com a participação de quatro caxienses: Ruan Necker, Pedro Camargo, Sabrina Moschen e Alexon Piccolin.
Os atletas Necker e Camargo integrarão a Seleção Gaúcha infantil masculina, enquanto Sabrina estará junto com a Seleção Gaúcha infantil feminina. Ambos, com 14 anos, participarão do campeonato por meio de convite da Sogipa, de Porto Alegre.
— Nós temos um campeonato estadual durante o ano. Nele, a Federação Gaúcha e os técnicos do Rio Grande do Sul observam os atletas de todos os clubes. Então, vai se criando uma seleção natural — explica Alexon Piccolin, técnico e atleta do tênis de mesa.
Piccolin, por sua vez, integrará a Seleção Catarinense na competição. O retrospecto do professor e atleta paralímpico conta com 25 medalhas na Copa Brasil, diversas premiações no Campeonato Brasileiro, e seis medalhas no Circuito Internacional.
— Aqui no Rio Grande do Sul, a gente não tem atletas na minha classe funcional, de deficiência física, para compor uma seleção. Então, esse ano vou representar Caxias do Sul e Santa Catarina, simultaneamente — explica Piccolin.
Dos atletas infantis, apenas Necker já teve experiência no Campeonato Brasileiro. Ano passado, o atleta foi campeão de duplas, junto com um tenista da Sogipa. Então, a fim de preparar os outros caxienses para a competição, os treinamentos foram intensificados. Cerca de nove horas semanais são reservadas a eles.
— A gente tem um nível de cobrança mais alto com eles. Preparamos treinos particulares e, quando o treino é coletivo, os exercícios direcionados tem um nível de dificuldade mais alto — detalha o técnico.
A competição inicia nesta quarta-feira (11) e segue até o dia 15. Para participar, os atletas tiveram viagem e a estadia custeadas pela Sogipa. Junto com eles, quatro técnicos acompanham a equipe.