A semana entre Natal e Ano-Novo marca também o primeiro grande teste do Caxias na pré-temporada para 2020. Às 16h do domingo (29), no Estádio Centenário, a equipe grená encara o Ypiranga. A primeira chance mais clara do técnico Lacerda observar seu grupo contra uma equipe profissional.
Leia mais
Dois jogadores da dupla Ca-Ju são convocados para Seleção Gaúcha
Intervalo: Entrosar o novo time do Caxias é um dos principais desafios de Lacerda
— É um adversário bom para irmos nos acostumando com o ritmo do Campeonato Gaúcho. É um teste muito forte, onde teremos um parâmetro muito bom — avalia o volante Juliano, valorizando as virtudes do rival do amistoso:
— O Ypiranga sempre forma times muito bons, tanto que na Série C quase conseguiu o acesso. Vai ser um bom jogo. Na questão tática serve para irmos observando e sentindo a evolução do nosso grupo, do que vem acontecendo nos treinos. Nada melhor do que um jogo como este para um bom teste.
O primeiro teste preparativo ocorreu na semana passada, quando o Caxias encarou o Sindicato dos Atletas Profissionais do RS, no final da semana passada. A vitória por 3 a 0, no entanto, não representou muito na preparação do time na parte técnica e tática. A ideia era justamente dar ritmo maior de jogo para o grupo, que desde o início do mês trabalha intensamente a parte física sob o comando do preparador Samir Omeiri.
Como só iniciou os trabalhos preparativos na metade de dezembro, Juliano sequer participou do primeiro jogo-treino. Para o amistoso, porém, há chance de atuar.
— O Diogo (Oliveira), o Gilmar e eu fizemos uma semana praticamente só de treinos físicos bem fortes, para ter uma base boa. Fizemos um treino só com bola e o grupo todo. Agora, estamos esperando o Samir (Omeiri, preparador físico) nos passar o cronograma de quanto tempo poderemos atuar e se poderemos nesse jogo contra o Ypiranga. Mas estamos evoluindo bem, sendo que estamos duas semanas atrás do restante, praticamente — admite Juliano.
Nesta quinta-feira (26), os atletas se reapresentaram após o recesso de Natal. Novamente, o foco principal foi a parte física. Porém, na sexta (27) e no sábado (28) os trabalhos serão pensando na montagem do time que Lacerda mandará a campo contra o Canarinho. Será a primeira amostra mais nítida do que será o Grená em 2020.