Juventude acertou em dois pontos na sexta-feira. A primeira foi na renovação do goleiro Marcelo Carné até o final da próxima temporada. Por mais que o goleiro precise evoluir na sua saída do gol, embaixo das traves ele salvou a equipe em vários momentos do ano e foi destaque no acesso à Série B. É um goleiro que dá segurança ao setor defensivo do Ju e que tem grandes chances de crescer ainda mais.
O segundo grande acerto do departamento de futebol foi a não renovação do centroavante Braian Rodriguez. Foram 27 jogos e apenas três gols. Por mais que ele tenha tido boas participações em momentos decisivos da Copa do Brasil, o alto investimento não valeu a pena. O camisa 17 não conseguiu ser titular absoluto na Série C, onde o nível não foi muito alto, e não será numa Segunda Divisão. Não valeria a aposta.
Alguns pontos são discutíveis, mas também não causarão um grande prejuízo. O zagueiro Sidimar não fica. Chama a atenção o clube não renovar, porque foi bem nos jogos e nunca comprometeu a equipe. Seria uma boa opção para grupo.
O volante Rafael Jataí e o lateral Lucas Mota não deram motivos para suas permanências.
Leia mais
Intervalo: Juventude tem acordo firmado com a Turner até 2024
Intervalo: Congresso técnico do Gauchão será em 7 de novembro e novo formato está confirmado
Fica a curiosidade
A missão do futuro presidente do Caxias, Paulo Cesar Santos, é levar o clube à Série C. E tudo isso passa pelo departamento de futebol, onde ainda existe a incógnita de quem será o grande responsável. Pela entrevista do futuro dirigente, fica claro para mim que Vitacir Pellin, o atual mandatário, irá comandar esse departamento. Foi ele quem trabalhou mais próximo deste departamento nos últimos anos.
Mas também abre um questionamento: já não seria a hora para abrir espaço às novas ideias? Interesse e projetos existem.
Quem sabe os conselheiros que estão dispostos a colaborar e apresentaram planos para o futebol grená não colaborem nesse departamento? Por mais que eles devam comandar a retomada do sub-20, seria bom estarem ligados ao profissional também. Criar novas lideranças é salutar.
Leia também
Aberta oficialmente 35ª Feira do Livro de Caxias