O Juventude é o líder no grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C, é verdade. Mas nem por isso a equipe alviverde deixou de estar atenta aos erros que cometeu na derrota para o Ypiranga, por 4 a 1, pela nona rodada da competição.
Com 11 dias entre o revés em Erechim e o confronto seguinte, na próxima segunda-feira (1) diante do Luverdense, no Alfredo Jaconi, deu tempo para descansar da sequência de jogos e para estudar. O técnico Marquinhos Santos agora, começa a fase de pôr em prática o que se aprendeu com as falhas no encerramento do turno.
— A cobrança foi muito grande. Todo mundo conversou. O Marquinhos, a direção e nós falamos entre nós mesmos. Nunca é bom perder da forma como foi, mas é bom porque vemos os erros para acertar e não ocorrer ter mais isso — afirmou o volante João Paulo.
Mesmo que o comandante alviverde tenha citado o setor ofensivo como um dos problemas no jogo em que foi goleado, a atenção para o setor de marcação é ainda maior.
— Estamos organizando mais a parte defensiva para não cometermos os mesmos erros — admitiu o atacante Breno.
Leia mais
Juventude pode ter cinco mudanças na equipe titular que encara o Luverdense
Juventude divulga valores dos ingressos para confronto contra o Luverdense
Eltinho não tem lesão e pode ficar à disposição do Juventude contra o Luverdense
Além dos gols sofridos em Erechim — três deles após o time ficar com um jogador a menos —, o trabalho repetitivo com a defesa se deve também pela quantidade de mudanças que Marquinhos terá de fazer no setor. Duas são obrigatórias. O lateral-direito Vidal, expulso, e o zagueiro Sidimar, que recebeu o terceiro amarelo, estão fora. Com isso, Lucas Mota e Diego Ivo, respectivamente, devem ser os substitutos.
Uma terceira alteração no setor ainda depende da situação do lateral-esquerdo Eltinho, que não está treinando com o restante do grupo, mas que não apresentou lesão na panturrilha. Ainda assim, com alguns retornos de atletas que estavam no departamento médico, é difícil avaliar qual o provável time alviverde para a segunda-feira (1).
— Alguns jogadores recuperaram. Ele (Marquinhos) vai ter mais gente à disposição agora. Todo mundo está preparado para quem ele optar entrar e dar resultado — disse Breno.
Novidades
Além das alterações na defesa – que pode contar também com Felippe na vaga de Eltinho –, Marquinhos desenhou na atividade desta quinta-feira (27) uma equipe com mais mudanças. O volante Aprile e o atacante Bruno Alves, titulares nos últimos jogos, deram lugar ao centroavante Paulo Sérgio e o meia Denner, totalmente recuperados de lesão. A opção com um 9 de referência pode mudar o estilo do time das duas últimas partidas.
– Depende sempre do estilo de jogo e do adversário também. Contra o Volta Redonda foram três jogadores de velocidade. Vamos ver quais as opções dele para esse jogo – despistou Breno, que também treinou entre os titulares.
A escalação que treinou teve Marcelo Carné, Lucas Mota, Genilson, Diego Ivo e Felippe; João Paulo; Dalberto, Rafael Bastos, Denner e Breno; Paulo Sérgio. É um time que parece ser mais afeito ao ataque, mas que não deve se descuidar com os detalhes.
— Estamos tomando uns gols muito bobos. Erro nosso mesmo. É isso que o Marquinhos passou e que conversamos entre nós. Não podemos levar mais — concluiu João Paulo.