Uma comitiva se reuniu em Bento Gonçalves nesta semana para discutir a criação do projeto de um complexo esportivo na cidade. O diferencial do espaço é que nele teria uma pista de skate que, segundo o secretário de Habitação e Assistência Social e Juventude do município, Esporte e Lazer, Eduardo Virissimo, pode ser uma referência nacional.
A comitiva que se reuniu nessa semana, e conta com representantes da Confederação Brasileira de Skate, procura por um espaço que contemple diversos aspectos, como acessibilidade, e que também seja fora da área urbana. O objetivo da reunião foi saber como viabilizar a ideia do espaço, com nível profissional e inspirado nos moldes americanos, para a prática do esporte na cidade. O skatismo agora é um esporte olímpico.
— No Brasil ainda não temos um complexo desse nível, com pistas oficiais olímpicas. Então, se conseguirmos fazer um espaço dentro das normas, seremos referência nacional — acredita Virissimo.
O local apresentado pela prefeitura à comitiva para receber as obras fica no bairro Barracão. Segundo Virissimo, o espaço conta com área verde e geografia adequada. Para manter o espaço ativo durante todo o ano, a ideia é realizar shows no pavilhão em algumas datas.
— Vamos construir pavilhões nos moldes dos Estados Unidos, onde os atletas ficam "acampados", apenas vivendo de skate — adianta o secretário.
Ainda não há uma estimativa de quanto será investido na construção do complexo, pois, conforme Virissimo, é necessário ter o projeto pronto e aprovado. Entretanto, ele conta que o secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, João Derly, afirmou que o Estado se colocará à disposição para ajudar a viabilizar a construção. As obras devem ser realizadas em parceria público-privado. A expectativa é que o projeto seja apresentado em 15 dias:
— Queremos ter a obra finalizada no ano que vem, já que teremos apresentação olímpica, para que a seleção da modalidade possa realizar os treinamentos em Bento.