De um lado, o Juventude invicto há nove jogos. Do outro, a qualidade do Grêmio, mas em um momento de instabilidade no Brasileirão. No campo, tudo igual e 0 a 0. Na noite desta quarta-feira (22), no Alfredo Jaconi, ambos se enfrentaram pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Ao contrário dos 6 a 0 no último encontro na casa do Ju, pelo Gauchão, desta vez o duelo foi de igualdade, com boas chances de ambos os lados, mas nada de gols. A decisão ficou para a próxima quarta-feira (29), na Arena.
Primeiro tempo movimentado, mas zerado
O Juventude iniciou com apenas uma mudança na equipe. Sem Moisés, suspenso, a novidade foi Aprile, enquanto o atacante Dalberto, cotado para voltar ao time, ficou no banco, mas por pouco tempo. Com lesão, John Lennon deixaria o gramado aos 26 minutos do primeiro tempo, para que o artilheiro do time entrasse no jogo.
O Grêmio controlava o começo da partida. Apesar disso, foi o Ju quem chegou primeiro. Aos nove minutos, Sidimar lançou Aprile pela esquerda. O uruguaio tocou na medida para Denner, que chutou rasteiro para defesa de Paulo Victor.
O Grêmio fez Marcelo Carné trabalhar aos 14. Jean Pyerre cobrou falta e Matheus Henrique apareceu livre para cabecear fraco.
Depois disso, o Grêmio trocava passes, mas pouco arriscava. O Ju quando roubava a bola, partia em velocidade, mas também sem finalizar.
Aos 36, na troca de passes, Everton recebeu de Leo Moura e chutou no canto, mas Carné espalmou. No lance seguinte, depois do escanteio, Leo Moura cruzou, André escorou e Juninho Capixaba, livre, cabeceou por cima da meta do time alviverde, na última oportunidade de gol da primeira etapa.
Segunda etapa igual
O segundo tempo iniciou movimentado. Ataque de um lado de outro, mas a melhor finalização veio aos oito minutos, em erro de Bruno Alves no setor ofensivo. No contra-ataque, Jean Pyerre invadiu a área a dribles e chutou para segura defesa de Marcelo Carné.
O jogo seguia com poucas chances. Aos 24 minutos, Alisson cobrou falta, mas Geromel não conseguiu cabecear contra o gol do Ju.
Aos 7, Thaciano dominou com liberdade, arriscou de longe, mas Carné defendeu. O Ju conseguia se impor e ter a bola no ataque, mas não chutava. Quando o fez, aos 32. Breno mandou de longe e o chute foi para fora.
Aos 41, Dalberto recebeu na direita e arriscou chute forte, mas Paulo Victor defendeu.
Ficha Técnica
Local: Estádio Alfredo Jaconi.
Arbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG), auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Sidmar dos Santos Meurer (MG).
Cartões Amarelos: João Paulo, Aprile, Paulo Sérgio (J); Alisson, Everton (G).
Juventude: Marcelo Carné; Vidal, Genílson, Sidimar e Eltinho; João Paulo; John Lennon (Dalberto, 29/1º), Aprile, Denner e Bruno Alves (Breno, 15/2º); Braian Rodríguez (Paulo Sérgio, 39/2º). Técnico: Marquinhos Santos.
Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Michel e Juninho Capixaba; Matheus Henrique e Maicon; Alisson (Pepê, 31/2º), Jean Pyerre (Thaciano, 19/2º) e Everton; André (Felipe Vizeu, 39/2º). Técnico: Renato Portaluppi.