O ex-titular da pasta da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Paulo Gedoz de Carvalho, falou na manhã desta quinta-feira (2) sobre os motivos que o fizeram deixar o governo do prefeito Daniel Guerra. O professor foi contrário à decisão da prefeitura de transformar o setor em um departamento da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
— Eu estava muito preocupado com uma coisa dessas e nunca consideraria isso (a fusão das secretarias). Mas quando o prefeito me falou, já fazia um ano que estavam estudando isso. E eu nunca fui convidado para participar desses estudos. Ele poderia me convidar por respeito à área, por consideração, mesmo sabendo que eu sou contra. Na verdade, qualquer professor de educação física seria contra — afirmou Carvalho.
Segundo as palavras do professor, o término na Smel é um "retrocesso". Ele valorizou o trabalho realizado até aqui pela pasta nas gestões anteriores e questionou a extinção da secretaria em cima de um posicionamento de Daniel Guerra:
Leia também
Governo Guerra diz que "se posiciona quando precisar" sobre unificação de secretarias
Intervalo: Mudança no comando da Smel deixa claro o descaso da prefeitura com o esporte
— Essa secretaria é referência no Brasil, no mínimo, nos últimos 15 anos. O próprio prefeito disse isso quando esteve aqui o Osmar Terra (ministro da Cidadania). Como tu vais eliminar uma referência?
Por fim, Paulo Gedoz de Carvalho demonstrou decepção com a decisão do poder municipal com a transformação da Smel em departamento da Smed. O ex-secretário revelou um diálogo com Guerra que mostrou um posicionamento contrário também do gestor.
— O prefeito me disse que ele, pessoalmente, não era muito a favor dessa fusão. Que na verdade foi o grupo de governo que está estudando isso e chegou nessa conclusão. Eu espero que ele mantenha a opinião dele. É uma característica dele. Mantém mais a opinião dele do que outras opiniões. Então, que nesse caso, mantenha a dele — concluiu o professor.
Antes da entrevista, que ocorreu na frente da Smel, Paulo Gedoz reuniu os funcionários da pasta para anunciar os seus motivos. Depois, lançou uma nota à imprensa falando da sua tristeza com a fusão.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Neste momento, triste para mim e para as pessoas que amam o esporte e sabem da sua importância em todos os aspectos da formação humana, do físico ao cognitivo passando pelo prazer e pela felicidade, gostaria de fazer alguns esclarecimentos:
Ao ser convidado pela 2ª vez pelo Sr. Prefeito para assumir a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), aproximadamente 18 meses atrás, busquei a comunidade de interesse, me munindo de informações, subsídios e principalmente do respaldo de entidades e pessoas de referência na área.
A SMEL, neste período, estava vivendo impasses bastante delicados. Decidi então, deixar minha tão aguardada aposentadoria e colocar meus conhecimentos, princípios e anseios em relação ao desenvolvimento do esporte e lazer desta cidade à disposição do nosso município.
Com o aval do Sr. Prefeito, assumi a pasta dizendo com ênfase: “Espere de mim lealdade, mas jamais submissão, pois não me submeterei a pontos de vista e principalmente ações com as quais eu não concorde!”
Frente a esse novo desafio criei grupos de estudos para readequar as ações e metas da secretaria. Os resultados obtidos foram muito bons, aumentando e qualificando os atendimentos à comunidade em geral. Sob minha gestão houveram alguns impasses administrativos, mas sempre conduzidos por mim com ética, justiça e respeito em todas as situações pertinentes à secretaria.
Na última sexta-feira, dia 26 de abril fui chamado para uma reunião com o Sr. Prefeito, onde fui informado que um grupo da administração central analisava, há mais de ano a possibilidade da SMEL voltar a ser um departamento dentro da SMED (Secretaria Municipal da Educação).
Esta notícia me deixou absolutamente surpreso pois, escolhido para representar esta pasta, não estava participando e tampouco sabendo dos estudos para a construção deste novo projeto, numa desconsideração a pessoa que represento nesta conjuntura.
Em respeito ao histórico esportivo de Caxias do Sul e conhecedor da trajetória do Conselho Municipal de Esportes, Departamento Municipal de Esportes até a criação da Secretaria de Esportes e Lazer que há vários anos e com diferentes gestores, tornou-se referência nacional com seus programas, projetos e financiamentos na área do desporto e lazer, somando o meu conhecimento em mais de 40 anos de atuação na área de Educação Física como: técnico em desporto, professor universitário na área de formação de professores, pesquisador na área de administração esportiva, gestor do Projeto Olímpico, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, chefe de departamento e diretor de curso da Universidade de Caxias do Sul (UCS), penso ser fundamental fazer este esclarecimento: a vivência de quatro décadas dedicadas a esta área me permite afirmar que a fusão da SMEL com a SMED ou qualquer outra secretaria, é um retrocesso para nossa cidade.
De qualquer forma, agradeço o convite do Sr. Prefeito que muito me honrou com seu chamado especial para assumir esta pasta tão importante para todos.
Agradeço também aos meus colegas secretários pela confiança e parceria, e agradeço principalmente, de forma muito especial, ao quadro de servidores da SMEL e a toda comunidade esportiva desta cidade.
Tenho certeza que durante todo este tempo cumpri a máxima proposta por esta gestão: VERDADE, AÇÃO E RESULTADO.
Obrigada a todos!
Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho
Caxias do Sul, 02/05/2019