A partida de quarta-feira (22) será marcada por um fato curioso, mas histórico. Será a primeira vez que um estádio do interior gaúcho irá receber o VAR. O árbitro de vídeo é uma das novidades nestas oitavas de final da Copa do Brasil e estará presente em Juventude x Grêmio, no Alfredo Jaconi.
A cabine e os principais equipamentos a serem usados pelos árbitros de vídeo chegaram ao Jaconi nesta segunda-feira (20) e um treinamento deve ocorrer nas próximas horas. Uma novidade para o estádio, mas também para os jogadores.
— O árbitro de vídeo vem para agregar. Torna o jogo mais justo. Mas temos de fazer um jogo bem consistente. É um confronto que se decide em 180 minutos. Nada será decidido aqui no Jaconi — comenta o goleiro Marcelo Carné.
O trio do VAR ficará em uma sala fechada no setor administrativo e será comandado por Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG), que será auxiliado por Emerson de Almeida Ferreira (MG) e Carlos Berkenbrock (SC). No campo, o apito ficará a cargo de Ricardo Marques Ribeiro (FIFA-MG), auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Sidmar dos Santos Meurer (MG). O quarto árbitro será Wanderson Alves de Sousa (MG).
Presente oficialmente apenas nesta temporada em todos os jogos do Brasileirão Série A, será a estreia dos jogadores do Ju frente à novidade tecnológica. O volante João Paulo aprova e cita os jogos diante do Vila Nova-GO para tanto. Diante do time goiano, o alviverde teve um gol anulado, marcado pelo próprio João Paulo, em cobrança de escanteio, na partida de volta, e um pênalti não marcado no jogo de ida.
—É bom. Podia ter contra o Vila. Tomara que nos ajude — brincou o volante, titular em todos os jogos de Copa do Brasil e Série C.