O Caxias realizou a sua estreia na Série D do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (5), no Estádio Centenário, a equipe Grená enfrentou o São Caetano e começou com o pé direito. Com gol do meia Diego Miranda, aos 33 minutos do primeiro tempo, a vitória aconteceu por 1 a 0.
O técnico Pingo promoveu duas estreias no time titular: os atacantes Márcio Jonathan e Michel, recém-contratados, iniciaram a partida. O lateral-direito Muriel e o meia Rafael Gava, recuperados de lesão, também começaram o duelo. Na segunda etapa, o meia Wagner fez sua reestreia com a camisa grená e Leilson também fez seu primeiro jogo pelo Caxias.
Na próxima rodada, o Caxias enfrenta o Tubarão, fora de casa, no Estádio Domingos Gonzales, no próximo domingo (12), às 16h.
Primeira etapa com superioridade grená
O time grená comandou as ações iniciais. Com mais posse de bola, a equipe do técnico Pingo buscava infiltrar na marcação adversária. A primeira chegada com perigo foi do Caxias. Aos 10 minutos, de fora da área, o meia Diego Miranda bateu forte, de pé canhoto, e a bola passou próxima à trave direita do goleiro Tom.
Aos 13, os visitantes tentaram responder com uma oportunidade na bola parada. Bruno Recife cobrou escanteio e o zagueiro Junior Alves, ex-Caxias, subiu para cabecear sozinho por cima da meta de Lee.
Porém, era o Caxias que seguia no ataque. Um minuto depois uma ótima chance criada pelo time grená. O lateral-esquerdo Eduardo Diniz chegou ao lado da área e cruzou. Márcio Jonatan finalizou no canto esquerdo, mas a bola passou próxima ao gol e saiu em escanteio, após desvio no zagueiro Sandoval.
O Caxias continuava com mais posse de bola e criou nova oportunidade com o atacante Márcio Jonatan, aos 30. Ele driblou o lateral-esquerdo Bruno Recife e chutou rasteiro à esquerda do goleiro Tom. No minuto seguinte, cobrança de falta para o Caxias, Rafael Gava bateu e o goleiro Tom espalmou. Grande defesa.
Aos 33, a superioridade grená se transformou em gol. Muriel cobrou lateral para o meia Diego Miranda, que recebeu no bico da grande área pelo lado direito. Ele driblou a marcação e chutou forte no canto direito, sem chances para o goleiro Tom. 1 a 0 para o Caxias.
Ainda durante a primeira etapa, a partida foi paralisada aos 35 minutos, pois um torcedor caiu nas arquibancadas e a ambulância teve que atendê-lo. Após sete minutos, o jogo recomeçou. O Caxias quase ampliou o placar, aos 50 minutos. Diego Miranda chutou cruzado e o goleiro Tom fez a defesa com a ponta dos dedos.
Dois minutos depois, um susto no torcedor grená. Cruzamento rasteiro e o lateral-direito Muriel foi afastar e bateu errado contra o próprio gol. A bola bateu na trave. Final da primeira etapa: Caxias 1 x 0 São Caetano.
Segunda etapa confirma vitória
Em desvantagem no placar, o São Caetano buscou o empate no começo da etapa final e adiantou a marcação. Essa postura inicial trouxe perigo ao Caxias. Aos três minutos, Bruno Recife foi na linha de fundo, cruzou rasteiro e o atacante Gleyson desviou. A bola parou nas mãos do goleiro Lee. Aos oito minutos, Émerson Santos recebeu na entrada da área e chutou de pé esquerdo, mas ela passou sem perigo ao gol grená.
A resposta do Caxias, aconteceu aos 11. Foguinho fez assistência na ponta direita para Muriel. O lateral levou até a meia-lua e arriscou de pé canhoto, mas a bola passou à direita.Aos 21, em escanteio cobrado por Diego Miranda, Laercio cabeceou e o goleiro Tom afastou para fora da grande área.
O São Caetano voltou a assustar. Cruzamento do lado direito, Jean Dias desviou e a bola foi no canto direito. O goleiro Lee fez firme defesa. O técnico Pingo fez três alterações no time durante o segundo tempo. Primeiro Ruan e depois colocou Wagner no time, que fez sua reestreia com a camisa grená.
No primeiro toque na bola, o meia Wagner quase marcou. Rafael Gava cruzou, a bola bateu no jogador, dentro da pequena área, e parou nas mãos do goleiro Tom. Outro estreante do dia foi o meia Leilson, que também entrou na segunda etapa.
Aos 29, o time visitante quase empatou. Vinicius Kiss cruzou e a bola passou perto do atacante Gleyson, dentro da pequena área. Aos 37, Foguinho chutou no canto e o goleiro Tom espalmou. O Caxias não repetiu a produção ofensiva do primeiro tempo e o São Caetano melhorou. No entanto, isso não foi o suficiente para conseguir o empate. Final de jogo: Caxias 1x0 São Caetano.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro Série D - 1ª Rodada - 05/05/2019
Caxias x São Caetano
Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Caxias
Lee; Muriel, Laercio, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Juliano, Foguinho, Rafael Gava (Leilson, 30/2º) e Diego Miranda (Wagner, 23/2º); Márcio Jonatan (Ruan, 13/2º) e Michel. Técnico: Pingo
São Caetano
Tom; Alex Reinaldo, Junior Alves, Sandoval e Bruno Recife; Vinicius Kiss, Ferreira (Jefferson Maranhão, 19/2º), Fernandinho (Wellington, 19/2º) e Emerson Santos (Marlon, 41/2º); Jean Dias e Gleyson. Técnico: Luiz Gabardo
Arbitragem: Rudimar Goltara, auxiliado por Leonardo Mendonça e Ademar Júnior Berger (trio do Espírito Santo)
Gols: Diego Miranda, aos 33 minutos do primeiro tempo (Caxias)
Cartões amarelos: Muriel, Eduardo Diniz, Juliano e Wagner (C); Vinicius Kiss, Alex Reinaldo, Carlos Henrique, Wellington (SC)
Leia Também
Homem assassinado em Caxias foi atingido por ao menos nove tiros
Jovem atropelada na volta do trabalho é velada em Vacaria