O primeiro duelo entre Juventude e Vila Nova, pela quarta fase da Copa do Brasil, foi de muita movimentação, mas de igualdade no Estádio Alfredo Jaconi. Com a equipe alviverde dominante na partida da noite desta quarta-feira (24) e com o apoio dos pouco mais de seis mil torcedores na casa do Papo, o placar de 0 a 0 ficou pouco para o time do técnico Marquinhos Santos. Sem sequer ter sido ameaçado durante os 45 minutos finais, o detalhe impediu que a vantagem do Ju não fosse realidade para o confronto da volta, no dia 7 de maio, em Goiânia. Porém, o futebol mostrado pela equipe caxiense no primeiro tempo da decisão por uma vaga nas oitavas de final da competição nacional.
A primeira chegada do jogo foi do Vila Nova. Aos sete minutos, Capixaba arriscou forte de fora da área. Marcelo Carné segurou firme. Depois, aos 11, foi a vez do Juventude levar perigo. Dalberto fez jogada pela esquerda e cruzou. A bola passou por Paulo Sérgio e por John Lennon, mas nenhum dos dois alcançou para empurrar a bola para o fundo das redes.
As chances alviverdes seguiram. Aos 21, Dalberto recebeu de Denner, girou e mandou de canhota, mas por cima do gol de Rafael Santos. A oportunidade mais clara do Papo aconteceu aos 26. Genilson lançou da defesa, Dalberto ganhou no corpo da marcação colorada, mas errou no passe para Paulo Sérgio. O centroavante ainda tentou ajeitar o lance, porém o chute saiu à direita do gol do Vila.
Aos 32, Capixaba aplicou um chapéu em Eltinho e tocou para o meio. O bate e rebate dentro da área teve reclamação de pênalti por parte dos goianos. Porém, o árbitro nada marcou.
Ao final do primeiro tempo, os torcedores alviverdes aplaudiram o time na saída de campo.
A volta do intervalo veio com os dois times tentando muita movimentação, mas pouco efetivos nas oportunidades ofensivas criadas. A primeira de maior risco foi alviverde, aos 14 minutos. John Lennon cruzou da direita e Paulo Sérgio torneou de cabeça, para defesa de Rafael Santos. Dois minutos depois, a dobradinha alviverde funcionou de novo. John Lennon mandou para a área e o centroavante tocou à esquerda.
A blitz alviverde teve sua ápice aos 28. Primeiro, com Braian Rodríguez dividindo com o goleiro do Vila, após receber bom passe de Rafael Bastos. Na sequência da jogada, a bola chegou até João Paulo, que chutou em curva muito próximo da trave esquerda de Rafael Santos.
Aos 32, cruzamento de Bastos para Braian e o centroavante alviverde cabeceou à esquerda, com perigo.
A única tentativa colorada na etapa complementar veio com Juninho, que arriscou de longe por cima do gol de Carné.
Porém, o empate foi mantido e a decisão ficou para o Serra Dourada.
Ficha técnica
Copa do Brasil - Quarta fase - Jogo de ida - 24/4/19
Juventude 0x0 Vila Nova-GO
Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Juventude: Marcelo Carné, Vidal, Genilson, Sidimar e Eltinho; João Paulo; John Lennon (Breno,40'/2°), Moisés (Rafael Bastos, 10'/2°), Denner e Dalberto; Paulo Sérgio (Braian Rodríguez, 23'/2°). Técnico: Marquinhos Santos
Vila Nova-GO: Rafael Santos; Felipe Rodrigues, Philipe Maia, Patrick e Hélder; Neto Moura, Joseph e Ramon (Dener, 46'/2°); Capixaba (Juninho, 31'/2°), Alan Mineiro (Bruno Mota, 23',2°) e Facundo Boné. Técnico: Eduardo Baptista
Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto, auxiliado por Herman Vani e Gustavo de Oliveira (trio paulista)
Cartões amarelos: Hélder, Felipe Rodrigues (V)
Público pagante: 5.823 Público Total: 6.087 Renda: R$ 65.310,00