Mais de 30 mil quilômetros é a distância que o Juventude vai percorrer na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Isso só na primeira fase. Ao todo, serão nove viagens para praticamente todas as regiões do Brasil. Neste primeiro momento, só o Nordeste não está incluso no destino alviverde. As equipes da região formam o grupo A da competição.
O Ju está no B, com três equipes do Norte (Atlético Acreano, Paysandu e Remo), uma do Centro-Oeste (Luverdense), três do Sudeste (Tombense, Boa Esporte e Volta Redonda) e duas do Sul (São José-PoA e Ypiranga).
No total serão 31.008 Km. Neste período, o Ju irá visitar Belém-PA duas vezes, Rio Branco-AC, Lucas do Rio Verde-MT, Tombos-MG, Varginha-MG, Volta Redonda-RJ, além das gaúchas Porto Alegre e Erechim.
— A questão logística foi alterada em relação aos anos anteriores. Ela ficou um pouco mais distante, teremos este cuidado. Estamos desenvolvendo bem para a recuperação destas viagens longas, estudando a tabela para não ter perda na parte física — comentou Marquinhos Santos, técnico do Juventude.
Como estão os rivais?
Mais do que distâncias variadas, o Juventude terá pela frente equipes que tiveram diferentes desempenhos nos Estaduais. Enquanto o Paysandu decepcionou, terminando em quarto no Paraense, o Remo foi o campeão no Pará. O Atlético levou o título do Acreano de forma invicta.
Em Minas, o Tombense foi o quinto colocado, enquanto o Boa Esporte terminou como o Campeão do Interior. No Mato Grosso, o Luverdense foi apenas o quarto lugar, sendo eliminado pelo Cuiabá nas semifinais. Tanto é que a equipe, que fará a estreia contra o Ju neste domingo, foi uma das que mais se reforçou para o torneio.
O Volta Redonda não conseguiu a façanha que o Bangu teve, ao chegar nas semi do Carioca, mas na classificação geral o Voltaço terminou o Estadual em quinto.
Nos duelos caseiros, o Ju terá pela frente um São José-PoA com mudanças no elenco, depois de ser eliminado nas quartas do Gauchão pelo São Luiz e acabar na sexta colocação. O Zequinha aumentou o seu investimento para o segundo semestre.
Já o Ypiranga, por sua vez, segue na Divisão de Acesso. O Canarinho está entre os quatro e brigará por uma vaga na elite do futebol gaúcho, simultaneamente com o Campeonato Nacional.
– É um início de Série C, que será diferente também em termos de qualidade e competitividade. As equipes têm se reforçado. Joguei uma Série C com o Fortaleza em 2016 e daquele ano para este houve uma melhora de qualidade. Está chegando num nível técnico muito semelhante ao da Série B – avalia o técnico alviverde, que em 2016 levou o Fortaleza até as quartas, mas não treinou a equipe nos jogos contra o próprio Juventude, que conseguiu o acesso naquela temporada.
Confira a ficha técnica dos adversários do Juventude:
Atlético Acreano
Rio Branco, Acre
Apelido: Galo Carijó
Estádio: Arena da Floresta
Ranking da CBF: 64º
Estadual 2019: Campeão invicto
Campeonato Brasileiro 2018: 6º lugar na Série C
Técnico: Álvaro Miguéis
Principais reforços: Joel (volante), Ismael (atacante)
Time-base: Miller; Matheus, Gabriel, Douglas e Igor; Leandro, Marquinhos e Careca; Diogo, Araújo Jordão e Stênio.
Paysandu
Belém, Pará
Apelido: Papão
Estádio: Curuzu
Ranking da CBF: 27º
Estadual 2019: 4º lugar
Campeonato Brasileiro 2018: 17º na Série B
Técnico: Léo Condé
Principais reforços: Diego Rosa (volante), Tony (lateral-direito), Pimentinha (atacante)
Time-base: Mota; Tony, Micael, Victor Oliveira e Bruno Collaço; Uchôa, Jhony Douglas e Thiago Primão; Vinícius Leite (Pimentinha), Nicolas e Paulo Henrique.
Remo
Belém, Pará
Apelido: Leão
Estádio: Mangueirão
Ranking da CBF: 54º
Estadual 2019: Campeão
Campeonato Brasileiro 2018: 13º na Série C
Técnico: Márcio Fernandes
Principais reforços: Daniel Vançan (lateral-esquerdo), Rafael Tufa (volante)
Time-base: Vinícius; Geovane, Marcão, Rafael Jensen e Daniel Vançan; Djalma, Yuri e Douglas Packer; Mário Sérgio, Gustavo e Emerson Carioca.
Luverdense
Lucas do Rio Verde, Mato Grosso
Apelido: Verdão do Centro-Oeste
Estádio: Passo das Emas
Ranking da CBF: 30º
Estadual 2019: 4º
Campeonato Brasileiro 2018: 9º na Série C
Técnico: Júnior Rocha
Principais reforços: Rafael Roballo (goleiro), Samuel Balbino (lateral-esquerdo), Douglas (atacante), Everton Dias (volante)
Time-base: Rafael Roballo; Da Silva, Hélder, Lucas Gama e Samuel Balbino; Moisés, Lorran e Kauê; Douglas, Lucas Braga e Wilson Júnior.
Volta Redonda
Volta Redondo, Rio de Janeiro
Apelido: Voltaço
Estádio: Raulino de Oliveira
Ranking da CBF: 61º
Estadual 2019: 5º
Campeonato Brasileiro 2018: 16º na Série C
Técnico: Toninho Andrade
Principais reforços: Echeverria (meia), Saulo Mineiro (atacante), João Carlos (atacante) Time-base: Douglas Borges; Luis Gustavo, Daniel, Heitor e Luiz Paulo; Bruno Barra, Marcelo e Echeverria (Bileu); Saulo Mineiro, Douglas Lima e João Carlos.
Tombense
Tombos, Minas Gerais
Apelido: Gavião Carcará
Estádio: Almeidão, em Tombos
Ranking da CBF: 56º
Estadual 2019: 5º lugar
Campeonato Brasileiro 2018: 11º colocado da Série C
Técnico: Ricardo Drubscky
Principais reforços: Augusto Recife (volante), Vander (meia), Felipe (goleiro)
Time base: Felipe; Felipe Cordeiro, João Victor, Lincoln e Manoel; Augusto Recife, Rodrigo; Abner, Vander e Edson; Everton.
Boa Esporte
Varginha, Minas Gerais
Apelido: Coruja
Estádio: Dilson Melo, o Melão
Ranking da CBF: 40º
Estadual 2019: Campeão do Interior
Campeonato Brasileiro 2018: 20º na Série B
Técnico: Paulo Foiani
Principais reforços: Gustavo Ricci (zagueiro), Nonoca (volante)
Time base: Renan Rocha; Chiquinho alagoano, Fernando Fonseca, Ferreira, Tsunami; César Sampaio, Claudeci, Kaio Cristian, Gabriel Vieira, Gindré; Gustavo Henrique.
Ypiranga
Erechim
Apelido: Canarinho
Estádio: Colosso da Lagoa
Ranking da CBF: 55º
Estadual 2019: Semifinalista na Divisão de Acesso
Campeonato Brasileiro 2018: 12º na Série C
Técnico: Fabiano Daitx
Principais reforços: Marco Antônio (Atacante), Reinaldo Dutra (Volante), Quirino (Atacante), Marcão (Zagueiro)
Time base: Deivty; Wesley, Léo Kanu, Marcão e Henrique Ávila; Wagner, Fábio e Reinaldo; Jackson, Paulinho e Marco Antônio.
São José
Porto Alegre
Apelido: Zequinha
Estádio: Passo D’Areia, em Porto Alegre
Ranking da CBF: 79º
Estadual 2019: 6º colocado
Campeonato Brasileiro 2018: semifinalista da Série D
Técnico: Rafael Jacques
Principais reforços: Karl (volante) e Cláudio Maradona (atacante)
Time base: Fábio; Márcio Lima, Rafael Goiano, Éverton Alemão e Marcelo; Machado, Karl e Éverton Júnior; Matheusinho, Cláudio Maradona e Luiz Eduardo