Jogar pela honra. Esse é o discurso do Veranópolis para garantir a permanência na elite do futebol gaúcho. Sem vencer até agora no Gauchão, o time pentacolor encara o Pelotas neste domingo, às 18h, no Antônio David Farina. O duelo é de vida ou morte. Com apenas três pontos em oito rodadas, um novo tropeço em casa pode culminar em rebaixamento de forma antecipada para o VEC.
Desde a última rodada o time trabalha com um novo comandante. Em Hélio Vieira residem as esperanças de mudança no cenário atual da equipe.
– Estamos trabalhando como antes, mas com outra metodologia, uma formação diferente de equipe. Os treinamentos estão dando retorno para termos esperança. Mas o que vale mesmo é o jogo de domingo. Só estamos pensando nesta partida contra o Pelotas. Uma coisa puxa a outra e esse é o jogo que vai determinar se teremos condições de sair ou não do rebaixamento – comenta Ademir Bertoglio, diretor de futebol do VEC.
Na avaliação do dirigente, a hora é de unir forças. Nos últimos dias, inclusive, o time perdeu dois jogadores: o lateral Iago e o volante Everton Dias. Ambos foram dispensados. O volante recebeu proposta do Brusque e o VEC o liberou.
– Tiveram jogadores que não deram o retorno esperado. Alguns foram bem em outros lugares e aqui não corresponderam. Já liberamos o Iago também. Esperamos que quem ficou nos dê esse retorno. Em alguns jogos nos ganharam chutando apenas uma bola em gol. Em outros tivemos muita infelicidade e as coisas deram errado – explicou Bertoglio.
A matemática é simples. O Veranópolis precisa vencer o Pelotas e secar os adversários mais próximos: Brasil-Pel e o Avenida, que jogam contra São Luiz e Novo Hamburgo, respectivamente. A direção garante que não haverá premiação extra em caso de êxito, mas pede que os atletas defendam com honra as cores do clube do interior que nunca foi rebaixado no futebol gaúcho.
– Temos uma premiação definida desde o começo. Não vai ser dinheiro que vai fazer os caras jogarem mais. Agora é muito pela questão de honra para cada um. É muito ruim um atleta rebaixar um clube. E não é qualquer clube. É o único do interior que nunca caiu – enaltece o diretor pentacolor.
O técnico Hélio Vieira terá praticamente força máxima para escalar a equipe. Com exceção do lateral Iago, a equipe deve ser a mesma que encarou o Grêmio na última rodada.