O Juventude está fora do Gauchão. Após ser goleado no Alfredo Jaconi, neste domingo à tarde, o jogo de volta das quartas de final contra o Grêmio, na quinta-feira, virou meramente protocolar.
A equipe alviverde, que atuou com um jogador a menos durante mais de 70 minutos pela expulsão infantil de Genílson, levou impiedosos 6 a 0 do Tricolor. Os gols foram de Marcelo Oliveira, Thaciano, Luan, duas vezes, Felippe (contra) e Diego Tardelli.
Desde os primeiros minutos de jogo, os visitantes impuseram dificuldades pela qualidade no toque de bola. Além disso, o Ju tinha dificuldades na transição da defesa para o ataque.
A primeira chance clara foi do Tricolor. Aos 10, Thaciano recebeu com liberdade na direita e cruzou rasteiro para André. O centroavante bateu de primeira e Carné salvou o Juventude.
Aos poucos, o time alviverde conseguiu equilibrar as ações, principalmente com Dalberto. Aos 17, após falta sofrida pelo atacante, Denner cobrou para a área e a bola sobrou limpa para Genílson. O zagueiro perdeu um gol incrível.
Se não bastasse a chance perdida, dois minutos depois Genílson foi expulso por um carrinho violento em Pepê. Justamente em seu melhor momento na partida, o Ju ficava com um jogador a menos por uma infantilidade.
A partir daí, qualquer estratégia de Marquinhos Santos foi por água abaixo. Virou ataque contra defesa. Aos 23, Luan chutou colocado e Carné fez outra boa intervenção. Após a cobrança de escanteio, a bola sobrou para Pepê, que devolveu para a área. Marcelo Oliveira girou com tranquilidade sobre Victor Sallinas e bateu colocado, sem chances para o goleiro do Ju: 1 a 0.
Em uma tentativa de longa distância do Ju, aos 26, Denner finalizou e Paulo Victor defendeu firme. Com um ritmo mais cadenciado, o Grêmio apenas administrou e arriscou apenas em chutes de fora da área. Aos 44, após boa jogada de Felippe, Vidal ficou com o rebote e finalizou firme para boa defesa de Paulo Victor. Nos acréscimos, as últimas chances clara da primeira etapa foram de Maicon, em chutes sobre a meta alviverde.
No início da segunda etapa, duas grandes oportunidades. Primeiro, Pepê ficou cara a cara com Carné, mas Jataí salvou na hora da finalização. Na sequência, em falta próxima da área, Vidal cobrou mal, mas a bola sobrou para Dalberto na área. O atacante, desequilibrado, chutou em cima do goleiro tricolor.
Aos seis, o segundo gol do Grêmio. Maicon lançou André na área e o centroavante finalizou cruzado. O goleiro do Ju espalmou e Thaciano desviou para a rede: 2 a 0.
Aos 11, a vitória virou goleada. Luan, em cobrança de falta magistral, colocou sobre a barreira e no canto de Carné para marcar o terceiro.
O que se viu na sequência do jogo foi um Grêmio em ritmo de treino, trocando passes e perdendo oportunidades de gol. Nas poucas estocadas do Ju, faltou qualidade para conseguir descontar. Aso 30, Breno arrancou pela esquerda, mas bateu fraco, nas mãos de Paulo Victor.
Aos 34, André ficou cara a cara com Carné, mas o goleiro do Ju evitou o quinto. Na resposta, aos 38, Breno foi lançado em velocidade e chutou cruzado. Paulo Victor fez outra defesa em dois tempos, a segunda quase em cima da linha.
Ainda cabia mais para o Grêmio. Em boa triangulação gremista, Diego Tardelli finalizou cruzado, a bola desviou em Carné e Felippe, na tentativa de tirar o gol, mandou contra: 5 a 0. O último ato veio aos 42. Tardelli foi lançado nas costas da zaga e encobriu Carné para fechar o placar.
Aos 45 minutos, sem acréscimos, Leandro Vuaden apitou o final da partida. Um vexatório resultado para o Juventude e a classificação garantida para os gremistas.