O Esportivo venceu o União Frederiquense por 2 a 1, na tarde deste domingo (24), na Montanha dos Vinhedos e chegou aos 22 pontos, quatro a mais que o Glória, segundo colocado no Grupo B da Divisão de Acesso.
O time de Vacaria teve dificuldades em casa e, mesmo com o melhor ataque da Divisão de Acesso com 17 gols, viu a defesa vazar três vezes diante do Tupi. Mesmo com a derrota de 3 a 2, o Leão permanece na vice-liderança, com 18.
Na Montanha dos Vinhedos, a primeira chance do Esportivo foi aos nove minutos, com Zulu. Após cobrança de falta na pequena área, o centroavante recebeu passe na medida para marcar o gol, mas chutou em cima da zaga. Na cobrança de escanteio, Gullithi pegou de primeira e bateu no canto, para boa defesa do goleiro.
A partir daí, o Esportivo passou a empilhar chances de gol. Aos 12, Zulu recebeu livre na pequena área e bateu em cima do goleiro. Aos 15, foi a vez de Toni Jr. receber a bola sem marcação na área, mas chutar fraco, facilitando a defesa do goleiro. O União-FW só se defendia e, ainda antes do intervalo, viu a trave salvar o gol de Toni Jr, após bom cabeceio.
No segundo tempo, na melhor chance dos visitantes, Lenílson invadiu a área em velocidade e chutou cruzado para ótima defesa do goleiro Jonatas. O Esportivo chegou ao primeiro gol aos 25 minutos. Após cobrança de falta, a bola bateu na trave e Nunes aproveitou o rebote para mandar para as redes. E ainda teve tempo para o artilheiro Zulu deixar o dele. Aos 40 minutos, de pênalti, o Z9 marcou o seu quinto gol na competição. Também de pênalti, Rodrigo Silva descontou para os visitantes, aos 48. Final: 2 a 1 Esportivo.
Jogo movimentado em Vacaria
Em Vacaria, o jogo começou como os visitantes queriam: em menos de 20 segundos, Renatinho arriscou um chute do meio da rua e fez um belo gol para o Tupi. O Glória demorou a se encontrar na partida. As poucas chances criadas no primeiro tempo foram do atacante Flávio Carvalho, mas elas esbarraram na boa atuação do goleiro Robinho.
Aos 40 , Renatinho, de cabeça, ampliou para os visitantes. O Glória conseguiu descontar antes do intervalo. Aos 44, Flávio Carvalho recebeu na pequena área e chutou forte, no meio do gol, sem chances de defesa para o goleiro rival.
Na segunda etapa, o Glória partiu com tudo em busca do empate, mas quem marcou mais uma vez foi Renatinho. O atacante recebeu a bola pela esquerda, entortou a marcação e chutou no ângulo, Tupi 3 a 1.
A resposta do Glória veio aos 24 . Lucas cruzou na medida para Judson, de primeira, empurrar para o fundo das redes. O Glória investiu em bolas levantadas na área e, mesmo com muita insistência, faltou organização para chegar ao empate. Final em Vacaria, Tupi 3 a 2.
Na 11ª rodada, às 15h30min de domingo (31), o Esportivo visita o Tupi e o Glória enfrenta o São Borja, também fora de casa.