O Caxias tem no fim de semana um desafio que historicamente nunca foi fácil. O Beira-Rio, palco do confronto de domingo entre o time de Pingo e o Inter, sempre foi um território difícil para a equipe grená. Ganhar do colorado pela sétima rodada do Gauchão pode representar a garantia de vaga nas quartas de final da competição.
O último triunfo do Caxias na casa do Inter pelo Campeonato Gaúcho aconteceu no longínquo 1990. No dia 22 de junho daquele ano, o time comandado por Orlando Bianchini aplicou 3 a 1 no time vermelho. Os gols da partida foram marcados por João Carlos, Manoel e Ranieli para o grená. Nelson descontou para os mandantes.
– A motivação naquele jogo era muito grande. Em 1989, tinha jogado no Inter por empréstimo, mas eles não quiseram me comprar porque acharam meu passe muito caro – lembra o atacante João Carlos, autor do primeiro gol grená e que avalia o grande time formado pelo Caxias naquela temporada:
– Chegamos no quadrangular final. Aquela nossa equipe poderia ser campeã. Perdemos quatro jogos em 32 partidas, mas acabamos caindo contra o Grêmio, em um jogo cheio de polêmica. Foi uma época em que eu estava numa boa fase também – recordou João Carlos.
Susto no Beira-Rio
Hoje morador da pequena cidade de Honório Serpa, no interior do Paraná, João Carlos lembra que, mais marcante do que a vitória naquele dia 22 de junho, foi a grave lesão do goleiro Barbirotto.
Aos oito minutos do segundo tempo, o camisa 1 grená se chocou de cabeça com o joelho de Marques, lateral do próprio time. Barbirotto ficou desacordado, precisou receber respiração boca a boca e massagem cardíaca. O atleta teve constatado um traumatismo craniano.
– Foi horrível. A sorte é que era um estádio com condições de atender. Deu um estouro que parecia um tiro. Os dois times fizeram uma roda e começamos a rezar – lembra João, admitindo que a continuidade da partida ficou comprometida após o ocorrido:
– Seguiu o jogo, mas ninguém mais tinha condição. Só deixamos o tempo passar.
Após o retorno da partida, ainda deu tempo para os gols de Nelson para os colorados e de Ranielli, que deu números finais nos 3 a 1 para o Caxias, na última vitória grená em Gauchão no Beira-Rio.
Depois desse encontro, o Caxias só saiu vitorioso do estádio colorado em outras duas vezes: em 1999, pela Copa Sul, quando fez 2 a 0 com gols de Washington e Grizzo, e em 2009, pela Copa Arthur Dallegrave, quando derrotou o time B do Inter por 1 a 0.
Leia também
Esportivo e Glória projetam Divisão de Acesso equilibrada
Sindicato convoca assembleia para tratar situação da Voges