Finalmente, 2019 começará oficialmente para o Caxias. Nesta terça-feira, a partir das 15h, o grupo de jogadores grená e a nova comissão técnica iniciam a pré-
temporada. Desde o último dia 8 de julho, quando a equipe perdeu para o Treze-PB na Série D, a bola não rola no Estádio Centenário. Agora, um novo ciclo se inicia para que o time consiga seus objetivos no Gauchão e na quarta divisão nacional – competições confirmadas no calendário grená para o próximo ano.
Depois de dois anos sob comando de Luiz Carlos Winck, agora no Juventude, o Caxias terá Pingo como responsável por treinar e conduzir o time no Estadual. Vindo da conquista da Copa Santa Catarina, pelo Brusque, o novo treinador foi apresentado na sexta-feira passada e falou em conquistar títulos.
No grupo de atletas, serão pelo menos nove novidades. A ideia da direção é trabalhar com 26 jogadores no Gauchão. Destes, aproximadamente 20 já estarão no início das atividades na tarde desta terça. Entre os recém-chegados, os goleiros Lee e Luís Cetin, os volantes Juliano e Gercimar, o lateral Samuel Balbino e o atacante Léo Jaime. Quem chegou na cidade foi o atacante Bruno Alves, que disputou a Série C pelo Cuiabá.
Dos que continuam, destaque para os meias Rafael Gava e Diego Miranda, que disputaram a Série B pelo Brasil-Pel, e o centroavante João Paulo. Com contrato com o Caxias até o final de 2019, o jogador foi emprestado para o Novo Hamburgo ao final do Gauchão pelo baixo desempenho que apresentou no Estadual. Inicialmente, seria emprestado para o Treze para o ano que vem, mas por pedido do técnico Pingo, integrará o elenco grená para a próxima temporada. Para complementar o grupo, devem chegar mais um lateral-esquerdo, dois laterais-direitos, um meia e dois atacantes.
Até o início do Gauchão, serão quatro testes: em casa contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do RS, dia 18, e fora diante do Grêmio B, dia 22, Veranópolis, dia 30, e no dia 12 de janeiro, a última observação ante o São José-PoA.