O Juventude vai decidir o título do primeiro turno da Série B. É bem verdade que o alviverde está distante da liderança, mas ele definirá quem vai iniciar o returno em primeiro: Fortaleza ou CSA-AL. Os dois líderes são os próximos adversários do Ju. No Alfredo Jaconi, neste sábado, às 16h30min, a equipe do técnico Julinho Camargo recebe os cearenses. Na sexta-feira, será a vez de encarar os alagoano, em Maceió.
Apesar de estar distante dos primeiros colocados, as duas vitórias seguidas do Ju mudam a equipe de patamar. Caso vença a equipe do técnico Rogério Ceni, já é possível flertar com o G-4. Em contrapartida, uma derrota em casa implicaria em um novo namoro com a zona da degola. Equilíbrio este considerado normal para uma equipe que hoje está no meio da tabela.
— Nessa sequêndia de quatro jogos, passamos por essa turbulência com duas vitórias e dois empates, sendo três partidas fora de casa. Numa competição equilibrada, estamos entre os times que menos perderam. Temos muitos defeitos e uma equipe mediana. Estamos tentando chegar num futebol um pouco melhor. Nosso elenco não tem um salvador da pátria, o clube trabalha dentro de uma realidade — explicou Julinho Camargo, ao citar as diferenças de orçamento com clubes como Ponte Preta, Coritiba e até do próprio Fortaleza:
— Se tivemos dificuldade de jogar contra os times daqui (Gauchão), como vamos ganhar da Ponte, do Coritiba? Terei que tirar um coelhinho da cartola, fazer um “boom” e o time virar uma supermáquina? Não, né? Temos que ser realistas. Em 17 partidas, fizemos enfrentamento de igual para igual com qualquer clube e em qualquer lugar.
O rival deste sábado, além de líder, é dono de alguns dos principais números da competição: melhor defesa e quem mais venceu. Apesar disso, o Fortaleza não vive seu melhor momento. Ao contrário do Ju — que venceu duas e empatou duas, nos últimos quatro jogos — os cearenses tiveram dois empates e duas derrotas. Por isso, uma vitória alviverde terá um peso ainda maior.
— Esses dois jogos serão contra os líderes, as duas equipes que mostraram o melhor futebol dentro e fora de casa. São dois clubes que estão à frente das demais. É um grande teste, porque o Fortaleza tem a melhor equipe da competição em todos os aspectos. Será uma tarefa difícil — acrescentou Julinho.
Pendurados
A lista do Ju é grande: Fred, Felipe Mattioni, Pará, Jair, Bertotto, Tony, Leandro Lima, Denner, Fellipe Mateus, Choco, além de Neuton, Bruninho e Caio Rangel.