Mudar atrás para colher frutos na frente. Com quatro alterações em relação à última rodada, o Caxias encara o Avenida na noite deste sábado, em Santa Cruz do Sul, às 18h. O objetivo é único: voltar a vencer para se consolidar entre os primeiros colocados.
As lesões novamente são determinantes na escalação. Todas elas no setor defensivo. O zagueiro Laércio teve de fazer infiltração no joelho na última semana e fica fora. O lateral-esquerdo Vavá, com desconforto muscular, sequer treinou nos últimos dois dias. Do outro lado, o lateral-direito Igor Bosel está suspenso. As boas notícias são os retornos dos titulares Cleiton e Julinho nas laterais. Ambos estavam fora por lesão. Na zaga, Geninho será o parceiro de Júnior Alves.
A principal mudança no time grená, no entanto, se dá por opção. Sai o atacante Nicolas, entra o volante Gilson. Tudo para povoar a região do meio de campo e dar mais mobilidade aos “criadores” Rafael Gava e Diego Miranda.
– Serve para não sobrecarregar tanto o Gava na marcação e ao mesmo tempo dar mais liberdade para o Diego. Temos o Julinho e o Cleiton que são jogadores rápidos no apoio. Ganharemos com isso também. São características diferentes. Baixamos um pouco nossa produção ofensiva e vamos modificar um pouco a maneira de jogar nessa partida. Vamos aproveitar os últimos três jogos para fazer algumas observações para a fase de mata-mata – explica Winck.
Segundo o treinador, a opção de colocar Túlio Renan como atacante de lado e não Daniel Cruz e Nicolas, é por uma opção de velocidade às costas da defesa adversária.
Para o treinador, a paciência será fundamental para voltar a vencer, sobretudo pela postura defensiva adotada pelo rival nos últimos jogos.
– Vai ser necessário ter muita paciência, circular com a bola e esperar o tempo certo de infiltrar na zaga adversária – projeta o comandante grená, que não fechou nenhum treino nesta semana.
Depois do Avenida, o Caxias ainda enfrenta o São Luiz na quarta-feira, em casa, e o Cruzeiro no domingo seguinte, fora.
Por mais espaço entre os titulares
Titular na pré-temporada, o volante Gilson volta a ganhar espaço no Caxias. Com a mudança de característica da equipe, com Gava mais adiantado, o jogador retorna ao time titular, ao lado de Régis.
Para Gilson, o duelo diante do Avenida tem um motivo a mais para concentração total. É a chance de não sair mais da equipe.
– Sempre trabalho com seriedade, quietinho e forte em busca de espaço, mas respeito nossos companheiros. Não tem segredo. É preciso trabalhar forte. Quero viver bom momento aqui. Agora é trabalhar, comer grama contra o Avenida para não perder oportunidade – comenta o volante, que atuou em três jogos no ano, dois como titular.