Foram disputadas na sexta-feira e no sábado, na sede do Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, as finais do Campeonato Estadual de handebol. Nas decisões da categoria adulto, a Apahand/UCS/Farroupilha conquistou seu oitavo título gaúcho no feminino, enquanto o Recreio da Juventude foi derrotado na prorrogação e ficou com o vice no masculino.
A decisão das meninas era uma revanche. No ano passado, a Liga Hamburguense de Handebol (LHH), de Novo Hamburgo, havia vencido a final por um gol. Desta vez, a história foi diferente.
Com a qualidade de um time que disputou a Liga Nacional nesta temporada, a Apahand esteve à frente do placar durante todo o jogo e venceu por 26 a 17. Stefanny, que marcou oito vezes, foi o destaque da partida.
Na última das finais disputadas, sobrou emoção. Com direito a duas prorrogações, o Recreio da Juventude perdeu para o UFRGS, de Porto Alegre, por 28 a 27.
Nos duelos das categorias de base, o Recreio da Juventude conquistou o bicampeonato da categoria juvenil ao derrotar a HandAction, de Porto Alegre, por 26 a 18, e ainda foi vice no infantil, ambos no masculino.