A ACBF está fora da Liga Gaúcha de Futsal (LGF). Na noite desta segunda-feira, o time laranja foi goleado por 5 a 1 pela Assoeva, no tempo normal, e acabou eliminado nos pênaltis, após derrota por 2 a 1. O duelo aconteceu em Venâncio Aires.
Como a equipe laranja havia vencido a primeira partida, em Carlos Barbosa, atuava pelo empate. Porém, o grande momento da Assoeva, finalista da Liga Nacional de Futsal, prevaleceu. No segundo duelo, o time da casa abriu o placar, aos 10 minutos, com o gol de Ygor Mota.
A reação laranja veio na sequência, quando Dener empatou. Porém, o adversário passou a frente do placar com o ala caxiense Sacon, ainda no primeiro tempo.
Na etapa final, a ACBF não conteve o ataque adversário, que ampliou a vantagem com Daniel e Ygor Mota. Marlon entrou na função de goleiro-linha, mas quem balançou as redes foi a Assoeva, novamente com Sacon.
O duelo foi para a prorrogação. O jogo melhorou, mas a ACBF ameaçou pouco o gol adversário. A Assoeva teve a chance de marcar no primeiro tempo, quando acertou a trave. No entanto, o placar não mudou no tempo extra e a decisão foi para os pênaltis.
O goleiro Deividi defendeu as cobranças de João e Dener. Kevin acertou a cobrança da ACBF. O goleiro Léo Oliveira chegou a defender a cobrança de Daniel, mas Valdin e Sacon decretaram a vitória da Assoeva.
Agora, a ACBF passa a definir as contratações e dispensar do grupo de 2018. Já a Assoeva encara o Atlântico, de Erechim, na final da LGF. Antes, porém, o time enfrenta o Joinville, domingo, às 11h, na decisão da Liga Nacional. No primeiro jogo, em Venâncio Aires, empate em 1 a 1.