O técnico Tiago Frank inicia nesta semana mais um desafio à frente da seleção brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas. O comandante caxiense terá a partir de amanhã um período de treinos de 10 dias com os 12 atletas convocados para a Copa América 2017. As atividades serão no Rio de Janeiro, na sede da Andef.
A competição será disputado entre os dias 22 e 31 de agosto, em Cali, na Colômbia. O Brasil está na Chave B, ao lado dos donos da casa e de México, Uruguai e Estados Unidos. No Grupo A, vão jogar Argentina, Canadá, Costa Rica, Porto Rico e Venezuela. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam à fase de mata-mata.
– Os Estados Unidos são sempre favoritos. O Canadá passa por uma reformulação, mas também são uma potência. Nós, Argentina, México e Colômbia, teoricamente, somos as seleções que vão brigar pelas outras vagas na semifinal – projeta o treinador de Caxias do Sul.
Os times classificados para a semifinal da Copa América garantem presença no Mundial de 2018, em Hamburgo, na Alemanha. Será o primeiro grande objetivo de Frank e dos seus comandados no novo ciclo paralímpico.
– Nosso grupo está se fortalecendo. Acredito que estaríamos prontos para a última Paralimpíada quando ela acabou, mas o time amadureceu, se despediu de forma honrosa. Agora, temos uma equipe diferente. São oito atletas que jogaram no Rio e quatro novos para suprir demandas com o objetivo de fortalecer o time – destaca Frank.