Será disputado desta quarta até domingo, na cidade de Paipa, na Colômbia, o Sul-Americano de Canoagem de Velocidade Júnior e Sênior e Paracanoagem. O Brasil será representado por quatro atletas nas categorias de base no feminino e três são caxienses: Isadora da Rosa Ribeiro, 17 anos, Débora Coelho Garcia, 14, e Sílvia Letícia Portella, 15. O trio faz parte da equipe da Associação Caxiense de Esportes Náuticos (Acen). A quarta integrante será Emilly Schellworth, 17, da cidade de Cascavel (PR). As vagas foram conquistadas na Copa do Brasil de Canoagem, realizada em março, na cidade de Curitiba.
– Para a equipe de Caxias, é o resultado do nosso trabalho que vem dando certo. Para elas, é um momento de destaque nacional e uma possibilidade de competir em um campeonato internacional. É um sonho de atleta que está se realizando – acredita o técnico da equipe caxiense, Jonatan Maia.
Empolgação não falta para as meninas. Na sua primeira competição internacional, Débora Garcia tem a expectativa de bons resultados e até medalhas.
– Esta é a primeira vez que participo de uma competição assim e tenho certeza que a experiência vai ser boa. Espero dar o meu melhor e trazer uma medalha – destaca Débora.
Tanto ela quanto Isadora começaram suas primeiras incursões na canoagem através do projeto social e de iniciação esportiva Remadas Solidárias.
– Quando éramos alunas do projeto, ficávamos assistindo a equipe principal de competições treinar. Agora, fazemos parte dela e isso é um sonho – diz Isadora.
O programa de iniciação esportiva atende crianças de várias escolas no turno inverso ao das aulas curriculares. Mesmo sendo a terceira edição, já rende bons frutos.
– O projeto Remadas não tem essa função de formar atletas, mas tem aqueles que se destacam e recebem a oportunidade de fazer parte de uma equipe. Ficamos felizes com o resultado que ele vem apresentando e o que está oportunizando para esses jovens – afirma Jonatan Maia, que também é supervisor do projeto.
No masculino
Outro canoísta natural de Caxias do Sul estará competindo na Colômbia. Ex-atleta da equipe caxiense, Marcos Scolaro, 18 anos, treina há três anos em Curitiba, com a seleção brasileira permanente, e vai representar o país na categoria júnior.
Antes de viajar para a competição na Colômbia, todos os integrantes da seleção participaram de uma fase de treinamentos na capital paranaense.