A confirmação da tabela da Série D, nesta quinta-feira, com São José-PoA, Novo Hamburgo, São Paulo-RG e sem o Caxias entre os representantes gaúchos, cria um fato histórico. Porém, muito ruim para os grenás. Desde 1994, o clube não ficava sem disputar uma divisão do Campeonato Brasileiro. Outro respingo do fatídico e desastroso ano de 2015. Só não deve ser o último.
Desde 1995, era comum a equipe grená estar em uma das divisões da competição nacional. Foram 15 edições de Série C, cinco de Série B e uma de Série D, neste período. Para este ano, ainda restava uma esperança, baseada no regulamento da Quarta Divisão, que dizia que os classificados para 2016 disputariam a edição 2017. O problema é que as vagas não contemplavam os rebaixados.
O mais difícil, é verdade, foi cometido em 2015. Quando os tantos problemas extra-campo fizeram a equipe ser rebaixada no Estadual e na Série C. no Brasileiro, mesmo com adversários fracos, o Caxias não venceu sequer uma partida e nem teve a possibilidade de sonhar em outro fim a não ser a queda.
Agora, está na mão de Luiz Carlos Winck, Wagner, Gilmar, Edson Borges, Jean, Pitol e todo o grupo que disputa o Gauchão 2017 recolocar o time de volta ao cenário nacional. Mas isso só para o ano que vem. De certo, apenas uma vaga pelo Estadual, que está no regulamento. As outras duas que seriam destinadas ao Rio Grande do Sul? #Descubra. Um mistério tão grande quanto os motivos que levaram o Caxias a ter duas quedas no mesmo ano.