O meia Hugo anunciou, aos 36 anos, sua aposentadoria dos gramados. Depois de uma quarta passagem pelo Juventude, o ex-jogador do Grêmio disse que o corpo já não rende mais da mesma maneira.
– É com extrema alegria que termino a carreira como jogador profissional. Assim me sinto após 24 anos jogando jogos oficias em uma carreira com muitas lutas, muitas provas, muitas frustrações e, acima de tudo, com mais vitórias e títulos conquistados, graças a Deus. Não é fácil tomar essa decisão, mas em algum momento devemos fazer. Elevo os meus olhos para o céu e agradeço por tudo que o Senhor me proporcionou, pela realização da maioria dos meus sonhos. Alguns não foram possíveis de realizar, pois o corpo já não me permite como em outros momentos. Agradeço a todos os clubes onde trabalhei. Clubes pesados, cujas camisas entortam varal e, em especial, ao Juventude, onde tudo praticamente começou – disse Hugo, em trecho reproduzido pelo site oficial do clube caxiense.
Hugo começou a carreira profissional em 1999, pelo Vitória. Desde então, passou por Atlético-PR, São Paulo, Monterrey-MEX, Friburguense, Flamengo, Tokyo Verdy-JAP, Belenenses-POR, Corinthians, Grêmio, Al-Wahda-EAU, Sport, Goiás e Náutico. No Juventude, foram quatro passagens – 2003, 2006, 2016 e 2017.