A Associação de Times, Cultura, Esporte e Lazer (ATCEL), que gere o Juventude Futsal nas últimas temporadas, recebeu da diretoria da Liga Nacional de Futsal o convite para disputar a competição de 2017. O clube irá participar nesta sexta-feira de uma assembleia na sede da entidade, em São Paulo, para oficializar a participação. Com isso, Caxias do Sul voltaria a ter um time na elite da modalidade.
O grupo caxiense já havia deixado claro o interesse de participar do torneio, mas dependia que algum dos 20 franqueados da Liga não confirmasse presença na competição do próximo ano, o que veio a se confirmar. Agora é necessário que os demais franqueados franqueados aprovem a entrada do time de Caxias do Sul na disputa, o que não deve ser um problema.
Após conquistar acessos consecutivos no Estadual e fazer boa campanha na Série Ouro em 2016, o novo objetivo é considerado importante para a recuperação da modalidade na Serra Gaúcha.
A partir da confirmação, outros passos serão dados, como uma conversa com o novo prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, para saber da disponibilidade de locais para treinamentos e jogos. Além disso, serão encaminhadas tratativas na busca pelos parceiros e apoiadores. Ainda não se sabe se será mantido o trabalho com o Juventude ou se será feito com outra instituição.