Com um especialista em decisões, a ACBF entra em quadra neste sábado, às 19h, para buscar a 12ª conquista do Estadual Série Ouro de Futsal. O ala Kevin já participou de outras quatro finais do Gauchão, sendo três contra o mesmo Atlântico, adversário desta temporada. No primeiro duelo, na semana passada, deu empate em Erechim: 3 a 3.
O camisa 9 da equipe laranja está no clube desde 2008, sendo o atleta que a mais tempo veste a camisa da ACBF no atual grupo. Desde que chegou, atuou nas decisões de 2011, 2012, 2013 e 2015, as três primeiras contra o adversário de Erechim. Só não venceu em 2011.
– Com certeza, em uma final os dois times estão mais concentrados. Qualquer detalhe faz a diferença. No último jogo, saímos atrás do placar e precisamos fazer muita força para conseguir um resultado bom, que é difícil conseguir em finais. Temos que estar felizes pelo resultado, mas os erros que cometemos lá não podemos repetir neste sábado – avaliou.
Nos últimos 10 anos, a ACBF só não esteve nas decisões de 2007 (UCS e John Deere) e 2014 (Assoeva e Atlântico). Além disso, em 2015 e 2016, disputou 10 competições e chegou a nove finais, incluindo a decisão deste sábado. O único tropeço foi na Liga Futsal deste ano, quando parou surpreendentemente nas oitavas de final ao ser eliminada pelo Floripa nos pênaltis. O técnico Marquinhos Xavier avalia que a experiência do grupo em momentos decisivos pode contar a favor.
– A decisão é sempre um momento diferente, pois tem esse lado emocional. Ela tem uma necessidade de você ter esse controle. Nossa equipe esteve em muitas finais e falhou muito pouco. É o encerramento de um ciclo, pois a gente sabe que nem todos os atletas terão a oportunidade de seguir juntos, o que é natural de uma equipe. Então, é importante que esse ciclo se encerre com uma conquista – concluiu o treinador.