O primeiro final de semana de funcionamento do Parque Olímpico da Barra, local que é considerado o coração dos Jogos, expôs ao público as novas instalações, ao mesmo tempo que escancarou algumas fragilidades da organização na arrancada do evento.
ZH abordou 30 espectadores em meio ao vai e vem das alamedas do Parque e pediu que citassem os pontos positivos e negativos do início de Olimpíada. Os torcedores podiam listar tudo que os chamou a atenção, sem se restringir a apenas um aspecto digno de elogios e outro de críticas.
Leia mais:
Americana de 19 anos ganha, no tiro esportivo, primeiro ouro do Rio 2016
Papa envia carta a time de refugiados da Rio 2016
Australiano encontra bala perdida na sala de imprensa do Centro Olímpico de Hipismo
A medalha de ouro das reclamações – talvez neste caso sirva a de latão – fica com o serviço de alimentação e bebidas, mencionado 19 vezes na pesquisa. Ir em busca de comida ou bebida tornou-se missão quase impossível diante das longas filas que se formaram.
De acordo com os entrevistados, faltaram opções de lanche. Muitos também reclamaram da falta de água nas lanchonetes, o que motivou a formação de mais filas, essas para aliviar a sede nos bebedouros.
– Estou com uma criança de dois anos e outra de quatro comigo. Quando ficaram com sede, demorei 50 minutos para conseguir uma garrafa d'água – reclamou Otávio Padilha, que fez uma ressalva: – Fui a vários jogos da Copa do Mundo e sei que essas questões melhoraram nas partidas finais.
O acesso ao Parque foi mencionado oito vezes como ponto negativo, seguido da atuação dos voluntários, com sete, segurança, com seis, e sinalização, com cinco.
A julgar pela opinião dos entrevistados, o investimento na modernização do sistema de transporte público do Rio de Janeiro valeu a pena. As opções dos ônibus BRT e da nova linha do metrô da cidade fizeram com que nove deles apontassem as alternativas de locomoção como fator positivo da Olimpíada.
– O Parque é muito bonito, mas, como carioca, o que mais me impressiona é o transporte. Vim da Tijuca, na zona norte (a Barra fica na zona oeste), usando o transporte público, e funcionou muito bem – elogiou Tomás Belém.
O clima festivo e a beleza das instalações foram lembradas oito vezes, seguidos da estrutura das arenas, com 7, o espaço amplo do Parque, com 5, e a atuação dos voluntários, com 4.
Menções de pontos positivos
* Beleza das instalações - 8
* Estrutura das arenas - 7
* Espaço amplo - 5
* Atuação dos voluntários - 4
* Acesso - 2
* Segurança - 1
* Clima festivo - 8
* Transporte - 9
* Cumprimento dos horários de competições - 1
Menções de pontos negativos
* Serviço de alimentação e bebida - 19
* Acesso - 8
* Atuação dos voluntários - 7
* Segurança - 6
* Sinalização - 5
* Público pequeno - 1
* Desrespeito ao assento impresso no ingresso - 1
*ZHESPORTES