A quarta-feira olímpica do Brasil terminou já na quinta. E não foi da melhor forma. No vôlei de praia, Ágatha e Bárbara perderam por 2 sets a 0 para as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst e ficaram com a prata. O troco, espera-se, virá no sábado. À tarde, a seleção venceu Honduras por 6 a 0 e decidirá o ouro contra a Alemanha, no Maracanã.
Veja outros destaques brasileiros
Quem também decidirá o ouro é Isaquias Queiroz, medalhista de prata na canoa individual de 1000m. Ele avançou para a final ao vencer a bateria semifinal na categoria C-1 200m e poderá conquistar sua segunda medalha no Rio.
Ainda que improvável, Wagner Domingos terá a mesma chance de sonhar com o ouro. O brasileiro que treina na Eslovênia está final do lançamento de martelo, que será na sexta.
A pugilista brasileira Andreia Bandeira, infelizmente, não poderá mais sonhar com medalha. A brasileira foi derrotada por decisão unânime dos juízes nas quartas de final da categoria peso médio para a chinesa Qian Li.
E o Brasil perdeu também no handebol. Para a fortíssima seleção francesa, a equipe por 34 a 27. A campanha, porém, encerra com saldo positivo, tanto que o time foi ovacionado pelo público, que cantou no final "sou brasileiro, com muito orgulho e muito amor".
Destaques no mundo
A quarta-feira foi de semifinais nos 200m rasos no Rio. O que aconteceu, então? Usain Bolt avançou à final e Elaine Thompsonfoi campeã na prova feminina. A surpresa, porém, ficou por conta do também jamaicano Yohan Blake e do americano Justin Gatlin. Fortes nomes da modalidade, os dois ficaram foram da disputa pelo ouro.
Mas os Estados Unidos deram show em outras provas de atletismo. Campeã no revezamento 4x100m em Londres, Tianna Bartoletta levou o ouro desta vez no salto em distância. E, nos 100m com barreiras, só deu americanas no pódio: Brianna Rollins foi a campeã com o tempo de 12s48.
No basquete, mais show americano. Contra a Argentina, o Dream Team venceu por 105 a 78. Mas a cena mais forte veio após a partida. Com a eliminação, o craque Manu Ginóbili encerrou sua trajetória em Jogos Olímpicos e deixou a quadra chorando.
Destaques fora das arenas
Os nadadores americanos Gunnar Bentz, Jack Conge e Jimmy Feigen foram impedidos pela polícia de embarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Eles alegam ter sido assaltados, mas a Justiça observou inconsistência em seus depoimentos e determinou a apreensão dos passaportes dos atletas.
À tarde, Guga mostrou que, mesmo fora de ação, é um dos destaques desta Olimpíada. Durante a transmissão de Brasil e Honduras, o ex-tenista acertou que o time de Micale venceria por 6 a 0. Sensação do Rio 2016, este não foi o seu primeiro palpite que se confirmou.
O que ainda não se confirmou, mas deve acontecer, é a manutenção do programa com atletas das Forças Armadas para 2020, em Tóquio.
Uma das apresentadoras de TV mais famosas da Grã-Bretanha, Charlie Webster vive dias complicados no Rio. Ela contraiu malária durante viagem ao norte do Brasil e está internada em estado grave.
Quem também vive momento delicado, mas por outro motivo, é Patrick Hickey, atual presidente do Conselho Olímpico da Irlanda e membro do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele é suspeito de facilitação de cambismo, marketing de emboscada e formação de quadrilha, segundo informações do G1.
*ZHESPORTES